1º Seminário Unimed SC e Entidades Médicas

  • 1º Seminário Unimed SC e Entidades Médicas

    Publicado dia 03 de maio de 2017 - 13:05
    Presidentes das Singulares e dirigentes da Unimed SC se reuniram com as lideranças das representações médicas de Santa Catarina

    Presidentes das Singulares e dirigentes da Unimed SC se reuniram com as lideranças das representações médicas de Santa Catarina

    O 1º Seminário Unimed SC e Entidades Médicas aconteceu no último dia 20 de abril, abrindo a programação do 15º Simpósio das Unimeds do Estado de Santa Catarina, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O encontro inédito se propôs a debater sobre ações em defesa da Cooperativa e dos médicos cooperados de todo o estado.

    Os presidentes das 22 Singulares Unimeds e os diretores da Federação Unimed SC receberam os presidentes da ACM (Associação Catarinense de Medicina), Rafael Klee de Vasconcellos, do SIMESC (Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina), Vânio Cardoso Lisboa, e o conselheiro representante do CREMESC (Conselho Regional de medicina do Estado de Santa Catarina), Odi José Oleiniscki para uma tarde de aproximação e integração.

    A primeira parte do Seminário apresentou a realidade da Cooperativa Médica em todo o estado, com 5.678 médicos cooperados e 1 milhão de clientes, que são atendidos pela rede de prestadores e pelos serviços próprios da Unimed, que já somam 6 hospitais, 11 laboratórios, 14 clínicas (4 oncológicas) e 15 centros de diagnósticos. As Entidades também puderam demonstrar suas metas e ações realizadas junto à categoria médica, nas áreas de defesa profissional, trabalhista, ética, aprimoramento, relacionamento com a sociedade e integração sociocultural.

    Na segunda etapa da programação muitos foram os desafios relatados pelos dirigentes, tanto da Unimed quanto das representações da classe, na busca pela sustentabilidade da medicina e o uso consciente da tecnologia, por uma remuneração justa e condições adequadas de trabalho. Nesse sentido, os debates encerraram com a proposta de criação de uma comissão para ampliar as conversações, visando estabelecer formas de parcerias. A comissão será formada por membros da Cooperativa e das Entidades Médicas, que deverão definir uma agenda de encontros e de ações.
     

    O debate reuniu Presidente do SIMESC, Vânio Lisboa, diretores da Unimed Santa Catarina, Altair Pereira (vice-presidente), André Marques Vieira (diretor de Gestão Operacional e Serviços) e Alberto Gugelmin Neto (presidente), conselheiro do CREMESC, Odi Oleiniscki, e presidente da ACM, Rafael Vasconcellos

    O debate reuniu Presidente do SIMESC, Vânio Lisboa, diretores da Unimed Santa Catarina, Altair Pereira (vice-presidente), André Marques Vieira (diretor de Gestão Operacional e Serviços) e Alberto Gugelmin Neto (presidente), conselheiro do CREMESC, Odi Oleiniscki, e presidente da ACM, Rafael Vasconcellos

    Dirigentes das Entidades aprovam iniciativa da Unimed

    “A ACM considera muito importante o debate com a Unimed, que é a maior operadora de plano de saúde de Santa Catarina. Imagino que essa aproximação possa gerar frutos em benefício da saúde prestada ao cidadão catarinense. Vejo que a ação de parceria pode resultar na entrega de uma medicina com mais segurança à população. A partir de agora, é preciso estabelecer uma agenda de trabalho que seja interessante e produtiva, de forma a incluir também as sociedades de especialidades, que podem contribuir muito com a iniciativa. Creio que novos encontros deverão acontecer entre as partes”.
    Rafael Klee de Vasconcellos – Presidente da ACM

    “O encontro foi de suma importância, tanto para as entidades médicas, que passam a conhecer e entender a estrutura e o funcionamento das cooperativas, como para as próprias cooperativas, que podem encontrar nas entidades médicas parceiras valiosas. Reuniões desse tipo podem criar um movimento de discussões e de soluções dos problemas que atingem ambas as partes. Vivemos numa época de desafios e alguns paradigmas precisam ser quebrados. Isso só acontecerá conversando, discutindo e expondo as dificuldades e acertos, para poder traçar caminhos úteis, aceitáveis e factíveis. Todos sairemos ganhando”.
    Vânio Lisboa – Presidente do SIMESC

    “O evento foi extremamente importante porque a Unimed conseguiu mostrar suas necessidades e funções, e as entidades também passaram suas dificuldades e ações. Neste primeiro encontro, cada entidade apresentou seu ponto de vista, assim como as Unimeds, mostrando que a parceria pode ser muito profícua e frutífera, contribuindo para aperfeiçoar o Sistema no estado. Porém é importante destacar que devem agir a exemplo do que acontece no Cosemesc – Conselho Superior das Entidades Médicas, que se reúne mensalmente para discutir pontos em comuns, relativos à classe médica e outros não comuns, mas sempre respeitando as diferenças, as peculiares e as competências legais de cada entidade”.
    Odi José Oleiniscki – Conselheiro representante do CREMESC

Parceiros
Conversa com ACM