• Home
  • Notícias
  • ACM e Instituto Pe. Vilson Groh juntos, investindo nos jovens talentos da Grande Florianópolis
Notícias

ACM e Instituto Pe. Vilson Groh juntos, investindo nos jovens talentos da Grande Florianópolis

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) e o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) estão juntos lançando uma campanha de apadrinhamento dos jovens participantes do Projeto Pode Crer, um dos programas do Instituto com foco na preparação desse público para o mercado de trabalho na Grande Florianópolis.

A campanha de apadrinhamento surgiu como solução para uma das principais ameaças ao setor de Educação do Brasil: a evasão escolar, especialmente diante do cenário pandêmico em todo o país. Uma pesquisa encomendada pelo banco digital C6 Bank, realizada pelo Instituto Datafolha, aponta que cerca de 4 milhões de estudantes brasileiros, com idade entre 6 e 34 anos, abandonaram os estudos em 2020, o que representa uma taxa de 8,4% de evasão escolar. 

No caso do Projeto Pode Crer, a coordenadora de programas e projetos do IVG, Tainara Lemos, aponta que essa ameaça é mais evidente, tendo em vista o contexto social e econômico do jovem que participa do projeto: “ele vem famílias de baixa renda, é morador de comunidades periféricas e vive alheio às oportunidades nos grandes centros empresariais”.

O Pode Crer tem o objetivo de romper com esse ciclo de vida comum entre a juventude das comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis: baixa qualidade na formação educacional e cidadã, falta de acesso às universidades, e, consequentemente, desemprego. 

O presidente do IVG e idealizador do projeto, Pe. Vilson Groh, destaca a proposta inovadora do Projeto Pode Crer: “queremos apresentar a tecnologia, o empreendedorismo, o inglês, a economia criativa, e outros conceitos presentes no mundo dos negócios a esses jovens, aproximando-os do ecossistema de inovação e tecnologia em ascendência na cidade Florianópolis”.

O projeto consegue pensar muito além, acrescenta Tainara Lemos. “Nós queremos que esse jovem, essa jovem, a partir de toda essa vivência, enxergue soluções para os desafios da sua comunidade. É importante que esse educando, ao se ver como pertencente ao seu território, consiga agir como um catalisador de ideias, proposições para resolver as problemáticas do seu entorno, reduzindo a desigualdade social na Grande Florianópolis”, afirma. 

São 250 adolescentes e jovens com idades entre 14 e 22 anos, atendidos pelo Projeto de forma gratuita. Para esses últimos, a sua ajuda financeira pode abrir portas para novas oportunidades, um futuro totalmente diferente do que eles estão acostumados a ver.

Como ajudar:

No momento, o Instituto Pe. Vilson Groh busca fundos para apoiar os 250 educandos inscritos no projeto. Cada bolsa custa R$ 250 mensais por 9 meses, um total de R$ 2.250 por cada educando.

Você pode doar o valor de uma bolsa em uma única parcela (clique aqui), ou doar mensalmente (clique). Há ainda a possibilidade de doar outros valores (clique aqui) ou realizar transferências/PIX para a conta específica dessa campanha: (48) 9 9133 5314. Doe agora.

Sobre o IVG:

Fundado em 2011, o Instituto Pe. Vilson Groh – IVG se articula em rede com seis organizações sem fins lucrativos (Rede IVG) e duas escolas conveniadas, desenvolvendo ações educativas e sociais nas periferias da Grande Florianópolis e Guiné-Bissau, na África. A Rede IVG acompanha crianças desde 0 meses de idade até seu ingresso nas universidades, por meio de serviços educacionais e assistenciais gratuitos e pautados pelo princípio da educação integral, buscando sempre a defesa e a garantia de direitos.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter