• Home
  • Notícias
  • ACM participa da Reunião do Conselho Deliberativo da AMB
Notícias

ACM participa da Reunião do Conselho Deliberativo da AMB

Foto_1
Presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos em debate sobre a pauta da plenária da AMB.
Reunião do Conselho Deliberativo da AMB (Associação Médica Brasileira), nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, contou com a presença do presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos, em Fortaleza. Na pauta da plenária, um dos destaques foi o amplo apoio manifestado para a criação da Frente Parlamentar da Medicina – FPMed, composta por representantes das entidades médicas, academia de medicina, médicos residentes e parlamentares, com o objetivo de fortalecer a representação da categoria em decisões políticas importantes para a medicina e para a saúde dos brasileiros. A FPMed vai atuar na Câmara de Deputados e no Senado Federal e será de extrema valia para a pactuação da classe médica com os seus representantes políticos no país.
Também foram temas de discussão, as ações em desenvolvimento em defesa da Carreira de Estado para Médico e a luta para a valorização do honorário médico. Destaque ainda para a apresentação das normas referentes ao Titulo de Especialista da AMB, que hoje é o principal balizador da qualidade da assistência médica prestada à população e instrumento relevante para as negociações que visam ao reajuste da remuneração profissional. O debate do tema foi ampliado com a participação do presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, que falou sobre aspectos jurídicos da especialidade médica e valorização do título de especialista, com atuação conjunta entre o CFM e a AMB nesta área, alertando para cursos de especializações lato sensu que não conferem ao participante a prerrogativa de atuar como especialista. Além disto, as entidades médicas acordaram estratégias jurídicas unificadas contra atuação de outros profissionais nas áreas privativas do médico.
Por fim, a reunião do Conselho Deliberativo avaliou a proposta do Ministério a Saúde em criar planos de saúde populares. O tema é polêmico e a AMB decidiu aguardar o posicionamento definitivo do grupo que estuda o projeto, para posteriormente se posicionar sobre a questão.
Foto_2
Reunião da AMB discutiu os temas de maior interesse dos médicos na atualidade.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter