• Home
  • Notícias
  • Associação Brasileira de Psiquiatria lança o "Mês Nacional de Combate a Psicofobia"
Notícias

Associação Brasileira de Psiquiatria lança o "Mês Nacional de Combate a Psicofobia"

A campanha pretende conscientizar as pessoas sobre as doenças mentais, tanto para que não tenham receio de procurar ajuda médica, quanto para diminuir os estigmas sofridos por quem convive com a doença.
image1 (1)
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lançou o “Mês Nacional de Combate a Psicofobia”. A campanha foi criada para conscientizar as pessoas sobre as doenças psiquiatrias, com o intuito de diminuir os estigmas sofridos pelos pacientes e familiares que convivem de perto com essas doenças. A Associação Catarinense de Psiquiatria apoia essa campanha, que casa com sua principal missão: melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Doenças psiquiátricas são mais comuns do que se imagina, mas elas não definem o que a pessoa é. Durante o Mês Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, vamos mostrar a importância da autovalorização da pessoa que tem ou teve algum tipo de transtorno mental e reforçar que atitudes discriminatórias são inaceitáveis. Combater o preconceito e contribuir para uma sociedade mais justa é missão de todos nós.
Em fevereiro deste ano, o Senado aprovou a criação do “Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia”, a data escolhida foi o dia 12 de abril. Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria. No entanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, pois as pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente mental.
O Presidente da ACP, médico psiquiatra Eduardo Mylius Pimentel, destaque os principais desafio da entidade: “Estamos comprometidos em conscientizar o público comum sobre as enfermidades mentais, com o intuito de diminuir os estigmas que esses pacientes sofrem. Diminuindo o preconceito, podemos fazer com que outras pessoas também procurem ajuda médica. Um diagnóstico precoce é essencial para um bom desempenho do tratamento.”
Fonte:
– Associação Catarinense de Psiquiatria (http://www.acp.med.br/)
– Apoio Comunicação + Marketing | Amanda Nascimento – Jornalista (amanda@apoiocomunicacao.com.br)

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Nota de apoio da Associação Catarinense de Medicina à recente manifestação do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina sobre a confidencialidade dos prontuários médicos

ÀS INSTITUIÇÕES MÉDICAS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E A SOCIEDADE EM GERAL Florianópolis, 12 de abril de 2024. A Associação Catarinense de...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter