• Home
  • Notícias
  • Campanha Setembro Amarelo comemora adesão do público catarinense
Notícias

Campanha Setembro Amarelo comemora adesão do público catarinense

A Associação Catarinense de Psiquiatria, a ACP, está satisfeita com as proporções que a campanha Setembro Amarelo ganhou em 2016. Em sua terceira edição no Brasil, a campanha mundial de prevenção ao suicídio fecha o mês com dados expressivos em Santa Catarina. Nesse ano, 28 municípios catarinenses aderiram expressamente à campanha. Entre as mais de 60 atividades desenvolvidas, a ACP promoveu capacitações para os profissionais da saúde, informando como prosseguir e como diagnosticar pacientes em situação de risco, com maior propensão a cometer suicídio, e como encaminhar para tratamentos e demais ações de prevenção. Também foram realizadas palestras para acadêmicos de medicinas e demais cursos da área da saúde e colaboradores de universidades espalhadas por todo estado: UFSC, UDESC, UNISUL, UNIVALI, UNESC, e UNIVILLE.
O objetivo principal do Setembro Amarelo é trazer à tona a discussão sobre suicídio, diminuir o estigma que pesa sobre o tema e que, muitas vezes, acaba dificultando a busca de ajuda profissional. Pelo menos 90% dos casos estão associados a um transtorno psiquiátrico e a principal forma de prevenção é o tratamento dessas condições – e a conscientização das pessoas: falar sobre suicídio salva vidas. Para o presidente da Associação Catarinense de Psiquiatra (ACP), instituição que promove a campanha em Santa Catarina, Eduardo Pimentel: “O estigma e tabu em relação à divulgação do tema dificultam os pacientes em procurar ajuda. Os comportamentos suicidas, quando identificados por familiares, amigos ou profissionais de saúde, e devidamente abordados, podem evitar este desfecho”. O objetivo desta mobilização é ter uma campanha preventiva “de incentivo a vida”, que através de medidas socioeducativos e divulgação na mídia pretende alertar a sociedade a fim evitar mortes prematuras.
A Campanha Setembro Amarelo tem como realizadores: Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), e em Santa Cantarina conta com o apoio das instituições: Associação Catarinense de Medicina (ACM), FENAM, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público/SC, OAB/SC, Centro de Valorização da Vida (CVV), Sociedade Brasileira de Neuropsicológica (SBNP), INBRANEC, Exército Brasileiro, Polícia Militar de Santa Catarina, Bombeiros/SC, SEST/SENAT, UNISUL, Unimed Joinville e Prefeituras de Santa Catarina.
Fonte: Associação Catarinense de Psiquiatria.
Amanda Nascimento – Jornalista
amanda@apoiocomunicacao.com.br

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter