• Home
  • Notícias
  • Centros de Estudos dos hospitais recebem recursos do Exame ACM/AMRIGS de residência Médica
Notícias

Centros de Estudos dos hospitais recebem recursos do Exame ACM/AMRIGS de residência Médica

ACM - Prova ACM - Resultados aos Centros de Estudos 2016 - Foto 01
Profissionais à frente dos Serviços de Residências Médicas dos hospitais do Estado reunidos na sede da ACM, na noite de 5 de junho.
Coordenadores dos Serviços de Residências Médicas e dirigentes de Centros de Estudos dos 13 hospitais da rede pública do Estado receberam, na noite desta segunda-feira (05/06), os recursos advindos do Exame ACM/AMRIGS, edição 2016, para os programas de Residência Médica. A entrega dos recursos aconteceu na sede da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, com a presença do secretário de Estado da saúde, Vicente Caropreso, da coordenadora da Comissão Central de Residência Médica, Carla Marisa Tirello Pulga, e do diretor de Educação Permanente em Saúde, Paulo Luiz Cantanhede Orsini. Os gestores da Pasta da Saúde foram recebidos pelo presidente e o diretor Científico da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos e Ademar José de Oliveira Paes Junior.
O Exame ACM/AMRIGS é o mais importante exame na área de saúde para os programas de Residência Médica, realizado através de parceria entre as associações médicas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, firmada desde o ano de 2013. A prova é fruto de um termo de cooperação técnica da ACM com a Secretaria de Estado da Saúde, gerando apoio científico que reverte aos serviços de Residências Médicas no estado.
“Um médico bem formado é essencial para a assistência à saúde da população. Por isso, a Secretaria só tem a agradecer e parabenizar a ACM pela realização da prova, que a cada ano tem resultados cada vez maiores, no aperfeiçoamento do processo e no número de participantes”, afirmou Vicente Caropreso. Já o presidente da ACM aproveitou o momento para destacar a importância do papel da entidade associativa na instalação de instrumentos que possibilitem a formação adequada dos novos médicos, avaliando os primeiros quatro anos da prova e seu crescimento no estado.
A coordenadora Carla Pulga também ressaltou os resultados alcançados pela união entre a Secretaria e a ACM, que vêm possibilitando melhorias nos Serviços de Residências dos hospitais da rede pública estadual. Ela apresentou um breve histórico dos 56 programas de Residência Médicas da SES, que englobam 38 especialidades, com cerca de 1 mil preceptores. Em 2017, os programas oferecem 207 novas vagas em Santa Catarina.
ACM - ProVa ACM - Resultados aos Centros de Estudos 2016 - Foto 02
Ademar José de Oliveira Paes Junior (diretor Científico da ACM), Vicente Caropreso (secretário de Estado da Saúde), Rafael Klee de Vasconcellos (presidente da ACM) e Carla Marisa Tirello Pulga (coordenadora da Comissão Central de Residência Médica da SES).
SERVIÇOS BENEFICIADOS
Cepon
Hospital Florianópolis
Hospital Governador Celso Ramos
Hospital Infantil Joana de Gusmão
Hospital Maternidade Tereza Ramos
Hospital Nereu Ramos
Hospital Regional Hans Dieter Schimidt
Hospital Regional Homero de Miranda Gomes
Instituto de Cardiologia de Santa Catarina
Instituto de Psiquiatria
Maternidade Carmela Dutra
Maternidade Darcy Vargas
Medicina da Família e Comunidade

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Encontro de ex-presidentes da ACM apresenta as transformações realizadas em defesa da saúde e dos médicos catarinenses

Ex-dirigentes compõem o Conselho Consultivo da entidade, que no próximo mês de abril completa 87 anos de história Diretoria atual da ACM...

Ler mais

Nota de falecimento: Medicina Catarinense perde a pediatra Lea da Silva Jardim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com profundo pesar a perda da pediatra LEA DA SILVA JARDIM, aos 96 anos, nesta...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter