Notícias

COSEMESC: Boletim Digital nº 71

Nota em defesa da medicina ética praticada no Brasil
O COSEMESC – Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina repudia a conduta de médicos que comprovadamente estejam envolvidos nas denúncias sobre a “Máfia das Próteses”, divulgadas pela mídia nacional neste mês de janeiro de 2015. Ao mesmo tempo, exige dos órgãos competentes a apuração dos fatos e a punição daqueles que, por seus atos, colocam em risco a saúde da população. Em nome de todos os profissionais da medicina que diariamente praticam suas atividades com ética e responsabilidade, as representações da categoria reafirmam o compromisso com a verdade, em defesa dos brasileiros que têm nos médicos seus maiores aliados na proteção da vida.
COSEMESC – CONSELHO SUPERIOR DAS ENTIDADES MÉDICAS DE SC
ACM – Associação Catarinense de Medicina
ACAMESC – Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina
CREMESC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina
SIMERSUL – Sindicato dos Médicos do Sul do Estado de Santa Catarina
Reiniciam negociações com planos de saúde
A Comissão de Saúde Suplementar do COSEMESC inicia o ano encaminhando correspondência aos planos de saúde com atividade em Santa Catarina solicitando audiência e reafirmando o pleito maior da categoria na luta por melhorias na remuneração: ADOÇÃO DA CBHPM PLENA VIGENTE. Os planos de saúde que têm acordo firmado com as entidades médicas (Eletrosul e SC Saúde) já vêm mantendo contato e se reunindo com a Comissão, que agora busca iniciar as negociações com as operadoras e grupos que ainda não têm acordo firmado junto à categoria (Unidas, Agemed, Abramge e planos regionais). No próximo dia 4 de fevereiro, o COSEMESC fará uma reunião com os representantes de clínicas da Grande Florianópolis, na sede da ACM, e também já estão em andamento contatos com as entidades de representação dos hospitais no estado.
Médico catarinense
Mantenha-se informado sobre as ações de suas representações de classe e mobilizado para as lutas por melhores condições de trabalho e digna remuneração.
Aplicação da Lei nº 13.003/2014
Não assine contrato com as empresas de saúde suplementar sem orientação das entidades médicas.
As ações da Comissão de Saúde Suplementar do COSEMESC se ampliam com a vigência da Lei 13.003/2014 (a partir de dezembro/2014), que obriga a regulamentação de contratos entre as empresas de planos de saúde e os profissionais da medicina, com cláusula de remuneração e periodicidade de reajuste. As representações da categoria reafirmam o alerta para que os colegas não assinem qualquer documento antes da avaliação dos departamentos jurídicos das entidades médicas. A ACM e o SIMESC analisaram, junto às suas assessorias jurídicas, modelo de contrato a ser firmado entre os médicos e as operadoras de planos de saúde em atividade no estado, em cumprimento à nova normativa. O objetivo é orientar os médicos nos cuidados indispensáveis antes da assinatura de documentos, além de buscar a padronização de contrato que contemple todos os itens necessários na defesa dos profissionais da medicina nessa importante conquista da categoria.
Audiências com o novo Secretário da Saúde
O novo secretário de Estado da Saúde, deputado federal João Paulo Kleinübing está agendando audiências com as entidades médicas catarinenses, ainda neste mês de janeiro. O COSEMESC aguarda esse contato inicial para poder dar sequência ao processo de negociação que vinha realizando na busca de cumprimento do compromisso firmado pelo Governo de Santa Catarina na implantação progressiva, já a partir de 2015, do reajuste na remuneração dos médicos servidores públicos estaduais, com base no Piso Nacional FENAM vigente.
CONSELHO SUPERIOR DAS ENTIDADES MÉDICAS DE SANTA CATARINA – COSEMESC
ACAMESC – Academia de Medicina de Santa Catarina bethribeiro@acm.org.br
ACM – Associação Catarinense de Medicina – acm@acm.org.br
CREMESC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina – cremesc@cremesc.org.br
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – simesc@simesc.org.br
SIMERSUL – Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense – simersulce@gmail.com
Acesse o Boletim na íntegra, clique aqui.
Jornalista responsável: Lena Obst

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Nota de apoio da Associação Catarinense de Medicina à recente manifestação do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina sobre a confidencialidade dos prontuários médicos

ÀS INSTITUIÇÕES MÉDICAS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E A SOCIEDADE EM GERAL Florianópolis, 12 de abril de 2024. A Associação Catarinense de...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter