• Home
  • Notícias
  • Encontro de Regionais Médicas ACM reintegra forças em benefício dos médicos e da saúde
Notícias

Encontro de Regionais Médicas ACM reintegra forças em benefício dos médicos e da saúde

Diretoria da ACM recebeu os presidentes das associações regionais para planejar um futuro de união e conquistas 

A integração com as Regionais Médicas é um dos propósitos da ACM – Associação Catarinense de Medicina, para o fortalecimento do associativismo, da defesa dos médicos e da saúde em todo o estado. Foi com essa meta que a Diretoria da ACM comemorou os 85 anos da entidade também com uma importante programação: o Encontro das Regionais 2022, na sua sede, em Florianópolis, no último dia 28 de maio. A união de ações com a representações da classe no estado já estava na pauta nos últimos anos, mas foi interrompida pela pandemia e outros desafios que exigiram atenção maior dos atuais dirigentes, para a sustentabilidade e o crescimento da entidade.  

O encontro iniciou com uma apresentação do presidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, contando sobre o amplo trabalho realizado desde o ano de 2018, já no seu primeiro mandato à frente da Associação. Destacam-se as inúmeras ações de enfrentamento da Covid-19, o ACM Summit, o ACMTech, a ampliação e o fortalecimento da Prova ACM de Residência Médica, o incremento expressivo no relacionamento com a imprensa, o crescimento da representação político-institucional, o posicionamentos pontual nos principais temas da medicina e da saúde, como remuneração médica, financiamento da assistência dos catarinenses, leitos hospitalares, vacinação, cirurgias represadas, formação dos novos médicos, telemedicina e muito mais.   

O Diretor Científicos, Dr. João Ghizzo Filho, e o Diretor de Publicações Científicas, Dr. Antônio Felipe Simão também fizeram abordagens de grande importância, com destaque para o objetivo da realização de eventos conjuntos entre a ACM e as Regionais, na busca do aprimoramento e da atualização contínua de conhecimentos dos médicos. Ainda mereceram a atenção dos presentes as informações sobre a Prova ACM nos últimos anos, que distribui recursos para 39 hospitais, fundações hospitalares e secretarias municipais de saúde, incluindo os 15 hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde. Por fim, ressaltaram a relevante atividade iniciada para a padronização dos Estatutos Sociais da ACM e das Regionais, possibilitando a equivalência estatutária em assuntos de interesse mútuo, assim como a aproximação entre as partes, fortalecendo o movimento associativo médico como um todo.

Os presidentes de Regionais demonstraram satisfação com o encontro, porque tiveram a oportunidade de conhecer o que a entidade vem realizando pelos médicos de todo o estado e também o que está sendo planejado. Além disso, puderam expressar suas ideias e opiniões, além de obterem dados fundamentais na busca de um maior número de associados em suas regiões e também para a ACM. Novos encontros já começam a ser programados a partir de agora, com a intensificação do vínculo entre a entidade estadual e as suas regionais.


Desafios e metas

“O encontro da Diretoria da ACM com os presidentes das Regionais foi o primeiro passo para a unificação dos cadastros dos associados e a revisão dos estatutos. Também serviu para estabelecermos canais de comunicação permanentes que propiciem ações continuadas, de acordo com as demandas específicas de cada região do estado. Já as metas científicas apresentadas pela entidade, deixaram claro o cuidado com um planejamento plenamente exequível, agora que a ACM conquistou o equilíbrio financeiro e pode retornar o investimento nesta que sempre foi uma das suas grandes vocações”.

Dr. Jonas Krischke Sebastiany

Diretor de Regionais da ACM


“Foi maravilhoso todo trabalho da ACM durante a pandemia, com ações junto a parceiras como a FIESC, que ganharam espaço nos veículos de comunicação e demonstraram, mas uma vez, a força da nossa Associação”.

Dr. Luiz Alberto Chanamé

Presidente da Regional Médica de São José


“Somos fortes, mas podemos ficar ainda mais. Inclusive, temos espaço assegurado nos Conselhos Municipais de Saúde, onde podemos propagar nossas ações em defesa da população e dos médicos, como os recursos da Prova ACM, que ajudam os hospitais e seus centros de estudos”.   

Dr. Alexandre Garcia Feldens

Presidente da Regional Médica de Tubarão


“Parabéns, Dr. Ademar e sua Diretoria, pelo trabalho e estratégia política fantástica adotada pela ACM nos últimos anos. Precisamos divulgar isso amplamente, especialmente em visitas às Regionais, para conhecimento dos médicos de toda Santa Catarina”.

Dr. Delmo Dumke

Vice-presidente da Regional Médica de Balneário Camboriú


“É muito importante que o associado precise da ACM. Para que isso aconteça, ele precisa saber quais são os benefícios os serviços que a entidade já presta e até paga por eles. Vivemos esse desafio também na nossa região, que vem vencendo com muito trabalho e a união com parcerias locais de grande importância”. 

Dr. Cláudio Henrique do Amaral

Presidente da Sociedade Joinvilense de Medicina


“Temos que encontrar mecanismos para integrar efetivamente o médico às suas entidades associativas, tanto a local como a estadual. O primeiro passo é unir ideias para encontrar alternativas, para que os esforços fiquem mais fáceis e produtivos”.

Dr. Daniel Antônio Wulff

Presidente da Regional de Jaraguá do Sul

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter