• Home
  • Notícias
  • Força-tarefa entre ACM-FIESC-SENAI entrega 50 respiradores consertados e aptos para uso dos hospitais catarinenses
Notícias

Força-tarefa entre ACM-FIESC-SENAI entrega 50 respiradores consertados e aptos para uso dos hospitais catarinenses

Equipe do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI) e presidente da ACM comemoraram os resultados dessa grande ação, que já está salvando vidas em SC

Cada respirador pode salvar, por mês, de duas a três pessoas com Covid-19. Esse cálculo é motivo de emoção e orgulho para a equipe de 12 profissionais (engenheiros e pesquisadores) que está atuando no conserto de respiradores, no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI). Eles fazem parte da força-tarefa que também integra a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que se uniu para vencer o desafio de municiar os hospitais de todo estado com equipamentos de ventilação mecânica para o enfrentamento da fase aguda do novo coronavírus e a ampliação dos casos com complicações respiratórias causadas pela doença.

Na tarde desta quinta-feira (dia 29 de maio), os técnicos e o gerente de Inovação do ISI, Alceri Schlotefeldt, uniram-se ao presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior, para uma videoconferência com a meta de comemorar a entrega de 50 respiradores consertados e aptos para uso. Dos 89 respiradores recebidos pelo SENAI, em desuso por problemas mecânicos, 75% foram devidamente consertados e entregues a hospitais em diversas regiões do estado. A Associação Catarinense de Medicina foi a responsável pela articulação que possibilitou o mapeamento dos respiradores que precisavam de conserto, primeiro na rede pública e, num segundo momento, também dos equipamentos inativos na rede de convênios e privada de saúde.

AGRADECIMENTO ESPECIAL

“O que vocês fizerem ficará para a história de guerra da pandemia em Santa Catarina. Merecem os parabéns e, especialmente um agradecimento muito especial. Os respiradores consertados foram os primeiros resultados concretos da estratégia de ação para a busca por esses equipamentos. Enquanto aconteciam os problemas de importação de respiradores e de insumos para a sua produção, os equipamentos que vocês consertaram representavam a esperança de muitos doentes e médicos na frente da batalha”. A afirmação é do presidente da ACM, destacando o excelente trabalho realizado pelos profissionais do SENAI e parcerias.

Já Alceri Schlotefeldt aproveitou a vídeo-reunião para enfatizar a alegria do grupo em poder colaborar num dos momentos de maior crise em todo o mundo. “Não medimos esforços para resolver os problemas técnicos dos equipamentos que recebemos, pois sabíamos da importância que cada respirador poderia representar no atendimento dos pacientes mais graves. Foi preciso estudar os mecanismos de cada peça que não conhecíamos, assim como foi necessária uma dedicação ímpar de cada pessoa que participou do trabalho. Mas certamente valeu a pena e podemos ampliar ainda mais as atividades na área da saúde, que precisa cada vez mais da tecnologia como aliada”.

Em todo o Brasil, a rede voluntária formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em conjunto com indústrias e instituições, já devolveu 1.016 ventiladores pulmonares consertados a hospitais de 223 cidades do Brasil. Estimativas da ACM aponta que existem pelo menos 3.600 ventiladores pulmonares fora de uso no país que podem ser consertados e colocados em uso em defesa da saúde dos brasileiros.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter