• Home
  • Notícias
  • Frente Parlamentar da Medicina e IBDM unidos para vencer desafios no Congresso Nacional
Notícias

Frente Parlamentar da Medicina e IBDM unidos para vencer desafios no Congresso Nacional

Médico catarinense é conselheiro do Instituto Brasileiro de Medicina

ACM - FPMed e IBDM - Foto

Deputados Onyx Lorenzoni e Luís Henrique Mandetta, da Frente Parlamentar da Medicina, ao lado de Douglas Muniz Barbosa, conselheiro catarinense no Instituto Brasil de Medicina

Com o objetivo de colaborar com a qualificação da assistência à saúde no Brasil, com a atividade médica e suas demandas que tramitam no Congresso Nacional, foi criada a Frente Parlamentar da Medicina – FPMed. Ao seu lado trabalha o Instituto Brasil de Medicina (IBDM), organismo social que recebe e repassa as demandas à FPMed, na busca de uma medicina mais eficiente e moderna, um melhor atendimento para a população e mais saúde para a sociedade. A estimativa é de que, hoje, existem em torno de mil projetos que versam sobre a profissão médica tramitando entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que estão na mira da Frente e do Instituto.

Santa Catarina atua no IBDM através do conselheiro Douglas Muniz Barbosa, atual vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes. “A FPMed foi criada em 2017, para fazer com que a classe médica tenha voz ativa em todas as discussões que versem sobre a profissão no Congresso Nacional. Além disso, a Frente Parlamentar também tem condições de gerar propostas de leis, desde que amplamente debatidas com a sociedade, o que denota sua importância não só para os médicos, mas para toda a comunidade”, avalia o conselheiro catarinense.

Uma das atuais ações do IBDM é fazer um grande levantando de dados sobre os projetos de interesse tramitando no parlamento brasileiro. “Buscaremos as questões de maior urgência para discutir com a sociedade e, de fato, fazer os movimentos dentro do Congresso Nacional, participando das votações e discussões”.

Douglas Muniz Barbosa ainda destaca a necessária participação ativa nas eleições de 2018. Com a mudança no Legislativo, a composição da Frente Parlamentar também sofrerá alterações, exigindo um novo alinhamento. “O IBDM vem dando um passo único na história do movimento médico, reunindo todas as entidades médicas e as diversas sociedades de especialidades em torno de um bem comum, que sempre será pautado na transparência e com valores éticos e morais. Nesse sentido, gostaria de convocar a todos os colegas para que de alguma maneira se envolvam nas discussões e que contem conosco para ajudar. É fundamental que todos tenham consciência do papel de transformadores da sociedade”.

Integrantes
A Frente Parlamentar da Medicina é composta por Deputados e por Senadores, de todos os partidos, médicos e não médicos. Já o IBDM tem representantes de todas as entidades médicas reconhecidas pelas demais entidades.

 

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter