Notícias

Humanização e empatia no trato com o paciente

SEU MÉDICO, SEU PARCEIRO.
Dra. Hayde
Compromisso com o paciente, disciplina, conhecimento, honestidade, confidencialidade, amabilidade e qualidade no atendimento. A lista dos destacados atributos para exercer a medicina é feita pela homeopata Haydê Haviaras, que trabalha na especialidade há 20 anos, no seu consultório e no serviço voluntário que presta junto ao Hospital Universitário, além de se dedicar à coordenação da especialização em Homeopatia da Fundação Homeopática Benoit Mure. Em março deste ano, a ex-presidente da Associação Médica Homeopática de Santa Catarina (por dois mandatos) recebeu uma merecida homenagem da Câmara Municipal de Florianópolis: a Medalha Francisco Dias Velho, em reconhecimento por sua contribuição à sociedade catarinense.
Formada na Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 1975, a médica fez especialização em Pediatria pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, e depois se especializou em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática de Santa Catarina. Para ela, o resgate da humanização da medicina é fundamental e depende de uma receita simples. “O médico precisa sair do pedestal do conhecimento, da superioridade, e se colocar do outro lado da mesa, sem preconceito. Precisa ter humildade e verdadeira empatia com seu paciente”. Com esse pensamento, Haydê Haviaras conta que acorda todos os dias com vontade de trabalhar, de escutar o que o paciente diz e fazer um completo diagnóstico clínico. “A medicina na atualidade virou uma fábrica de exames. A clínica deveria ser soberana. Em Homeopatia ainda existe uma coisa mais importante, que é o sentir do doente e como ele vive sua doença”.
A médica ainda lembra a indispensável parceria que a Associação Catarinense de Medicina tem com a categoria, no apoio às atividades de aprimoramento dos profissionais nas suas especialidades. “Destaco, sobretudo, a importância da participação dos médicos recém-formados junto à entidade associativa, para que ela possa continuar forte e crescendo”.
Parabéns Dra. Haydê Haviaras, médica parceira dos catarinenses!
Voto pela Saúde
Diante do processo eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores, neste domingo (dia 2 de outubro), a ACM se manifesta em defesa do exercício do direito democrático ao voto com consciência. Saúde, educação, segurança, mobilidade, proteção ao meio ambiente são, entre outros, temas que preocupam cidadãos catarinenses e brasileiros, e que sempre estão nas promessas daqueles que disputam o pleito, sem que efetivamente as soluções apareçam.
Valorize seu voto analisando com cuidado as propostas dos candidatos
para que possam ser cobradas no futuro.
Vote por uma saúde de qualidade e em defesa da medicina brasileira, em oposição aos grandes prejuízos causados pelas atitudes eleitoreiras dos últimos anos.
Chega de desrespeito à população e à saúde pública da Nação.
ACM – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA
Acesse na íntegra, clicando aqui.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE – NOTÍCIAS (01 e 02/10/16)

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter