• Home
  • Notícias
  • Inscrições para a Jornada Catarinense de Psiquiatria encerram esta semana
Notícias

Inscrições para a Jornada Catarinense de Psiquiatria encerram esta semana

As inscrições para a Jornada Catarinense de Psiquiatria encerram no próximo dia 31 de outubro. O evento reunirá médicos e profissionais da área da saúde para aprofundar o tema “Psiquiatria ao longo da vida”, em Florianópolis (SC), de 13 a 15 de novembro. Será uma grande oportunidade para debater temas que vão desde a psiquiatria infantil até a geriátrica, incluindo abordagens de várias pesquisas nas áreas de neuropsiquiatria, psicofármacos na gestação, espiritualidade e comportamento no esporte.
Para participar é necessário acessar o site www.eventos.acp.med.br e preencher o formulário de inscrição. As vagas são limitadas e o valor da taxa cobrada é de R$ 200 para estudantes e associados da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) e R$ 300 para não filiados. Além da troca de experiências com outros profissionais, a programação, em especial, garante palestrantes conceituados, que trarão atualizações científicas, por meio de: cursos, mesas-redondas, simpósios, estudo de casos clínicos, fóruns e conferências.
Para o presidente da ACP, Eduardo Mylius Pimentel, a jornada é um espaço privilegiado para discutir temas do dia-dia. “O objetivo é trazer assuntos que fazem parte do cotidiano dos profissionais, para uma conversa cientifica com foco na prática clínica”, explicou.
Até o dia 31, também, são aceitos trabalhos científicos com resultados de estudo e projetos de pesquisas originais, concluídos ou em andamento, descrição de projetos ou serviços assistenciais, e relatos de casos. Os três melhores trabalhos serão premiados pela organização do evento.
As inscrições também estão abertas, ainda, para os cursos da pré-jornada. Nesta edição, eles estão organizados em três turmas: “Sexualidade”, “Insônia” e “AT (Acompanhamento Terapêutico)”, para atender a necessidade dos profissionais. Ainda, durante os dias do evento, ocorrem simultaneamente a VIII Jornada do Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC), a VI Jornada do Núcleo Psicanalítico de Santa Catarina (NUPSC) e a III Jornada da Atual Psi (TCC).
Realizado pela ACP, a jornada conta, também, com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A expectativa dos organizadores é que o evento, aliado aos atrativos da Capital catarinense, seja um sucesso garantido e alcance uma expressiva participação de público.
Esporte – O médico Marcelo Calcagno Reinhardt coordenará uma mesa sobre a paixão e a violência no esporte. O debate abordará as origens do futebol e das torcidas sobre dois aspectos importantes: a manifestação sadia e harmoniosa e a paixão obsessiva e violenta. “Estamos diante de um cenário que se torna interessante para ser analisado, já que a violência dentro e fora de campo tem se tornado frequente no Brasil. Queremos trazer os lados envolvidos no processo para enriquecer a compreensão desse fenômeno social”, considerou Reinhardt. O ex-jogador Sávio Bortolini participa da mesa, que será dia 14 de novembro, às 17h30, para trazer sua experiência como atleta.
Gravidez – Haverá um espaço privilegiado, também, para o debate sobre o uso de psicofármacos durante a gestação. O tema é de extrema importância, sobretudo, se considerar que os dados da Organização Mundial de Saúde, demonstram que 10% das gestantes em países de baixa e média renda apresentam algum tipo de transtorno mental. Ansiedade, depressão e psicose estão entre os mais prevalentes, não raramente implicando em risco de suicídio. O psiquiatra Tadeu Lemos coordenará os debates da mesa, que ocorrerá na sexta-feira (14), às 16h, com a participação do médico Amaury Cantilino da Silva Júnior, de Pernambuco. “A gestação talvez seja o momento mais delicado na vida de uma mulher, pois acarreta alterações físicas, psíquicas e sociais, com repercussão direta na sua saúde mental da mulher e impacto na saúde bebê”, considera Lemos.
Local – O “Oceania Park Hotel” está localizado em um dos destinos mais movimentados da ilha: a Praia dos Ingleses. Isso porque a região Norte da cidade conta com grande infraestrutura que vai de serviços na praia até um pequeno shopping center. Bares, shows, restaurantes, casas noturnas e o forte comércio garantem a diversão de famílias e jovens. A grande extensão da praia permite que, de um lado, o mar seja calmo e, de outro, as ondas sejam fortes e propícias para o surf.
SERVIÇO
XII JORNADA CATARINENSE DE PSIQUIATRIA
Tema: Psiquiatria ao longo da vida
Data: 13, 14 e 15 de Novembro de 2014
Local: Oceania Convention Center (Rua dos Mariscos, 550 – Ingleses).
Inscrições: www.eventos.acp.med.br

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Encontro de ex-presidentes da ACM apresenta as transformações realizadas em defesa da saúde e dos médicos catarinenses

Ex-dirigentes compõem o Conselho Consultivo da entidade, que no próximo mês de abril completa 87 anos de história Diretoria atual da ACM...

Ler mais

Nota de falecimento: Medicina Catarinense perde a pediatra Lea da Silva Jardim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com profundo pesar a perda da pediatra LEA DA SILVA JARDIM, aos 96 anos, nesta...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter