• Home
  • Notícias
  • Médicos aprovam proposta do governo do estado para melhorias na remuneração com base no Piso Nacional da FENAM
Notícias

Médicos aprovam proposta do governo do estado para melhorias na remuneração com base no Piso Nacional da FENAM

O voto dos médicos servidores públicos estaduais aprovou a proposta encaminhada pelo governo do estado que prevê um processo progressivo de melhorias na remuneração dos profissionais, com base no Piso Nacional FENAM vigente, conforme solicitação da categoria. A aprovação aconteceu em assembleia geral na noite desta quarta-feira (2 de abril), na sede da ACM, coordenada pelos dirigentes do COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina). A proposta é composta por sete itens de negociação (veja a seguir) e foi encaminhada pouco antes da assembleia, com a assinatura dos secretários de Estado Antônio Gavazzoni (Fazenda), Derly Massaud da Anunciação (Administração) e Tânia Eberhardt (Saúde).
ACM - Assembleia Dia 02-04-2014 - Foto 01
“Mais uma vez Santa Catarina sai na frente e conquista, de maneira inédita, uma negociação com o gestor estadual tendo como base o Piso da FENAM vigente”, avaliou o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Aguinel José Bastian Junior. “Esse é o primeiro caminho para obtermos todas as respostas necessárias e desejadas pela categoria. As Entidades Médicas participarão da construção desse projeto e a confiança dos médicos, na ação das lideranças do COSEMESC, é fundamental para a evolução no processo de negociação”.
ACM - Assembleia Dia 02-04-2014 - Foto 02
Proposta do governo do Estado
1 – Editar medida provisória até o dia 7 de abril de 2014, com vigência a partir de 1 de maio de 2014, estendendo a gratificação ETI prevista na Lei Complementar n 369, de 2006, aos profissionais médicos lotados e em efetivo exercício nos centros cirúrgicos.
2 – Editar decreto governamental para a garantia imediata do percebimento da parte variável da Gratificação de Desempenho e Atividade Médica – GDPM para todos os profissionais médicos ativos da SES, com vigência em abril de 2014.
3 – Instituir, a partir do ano de 2015, sistema de remuneração tendo como referência o piso FENAM vigente, implantando subsídio para a carreira dos profissionais médicos, de forma progressiva e escalonada, conforme calendário definido por Grupo de Trabalho, constituído em conjunto com as entidades médicas em junho de 2014, mediante cumprimento das metas institucionais do Plano de Gestão da Saúde.
4 – Como forma de antecipação do piso FENAM, reajustar em 50% a parte variável da Gratificação de Desempenho e Atividade Médica – GDPM a partir de 1 de janeiro de 2015.
5 – Contemplar os profissionais médicos na inatividade com a remuneração básica estabelecida para os ativos a partir da implantação do sistema remuneratório de subsídio, respeitando o direito à paridade remuneratória prevista no artigo 40, inciso 9 da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional n 20, de 199.
6 – Editar decreto, para vigência em abril de 2014, pelo período de 180 dias, estabelecendo normas de caráter transitório, para a revisão e definição das metas a serem pactuadas com os diretores e médicos das unidades de saúde, pela Superintendência dos Hospitais Públicos-SUH.
7 – O pagamento da Retribuição de Produtividade Médica, de acordo com as normas de caráter transitório, será efetuado considerando a produção alcançada em fevereiro de 2014, a partir da folha de abril de 2014.
Confira em nosso flickr todas as fotos da Assembleia.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Encontro de ex-presidentes da ACM apresenta as transformações realizadas em defesa da saúde e dos médicos catarinenses

Ex-dirigentes compõem o Conselho Consultivo da entidade, que no próximo mês de abril completa 87 anos de história Diretoria atual da ACM...

Ler mais

Presidente da ACM participa do Simpósio “O Direito e a Saúde”

Os impactos da judicialização na saúde foi um dos destaques da programação, entre outros importantes temas de grande interesse aos médicos...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter