• Home
  • Notícias
  • Médicos catarinenses entregam documento ao governador reeleito Raimundo Colombo
Notícias

Médicos catarinenses entregam documento ao governador reeleito Raimundo Colombo

Documento assinado pelo COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina) foi entregue nesta quinta-feira (16 de outubro) ao governador reeleito Raimundo Colombo, com o posicionamento das representações da categoria contrário às ações de desrespeito à medicina brasileira pelo atual governo federal. O documento foi assinado pelo coordenador do COSEMESC, Aguinel José Bastian Junior, presidente da Associação Catarinense de Medicina, enfatizando que “completamente sintonizadas com seu compromisso mais elementar – a busca da qualidade nos serviços de saúde oferecidos aos catarinenses – as entidades médicas reafirmam o propósito e a disponibilidade para ouvi-lo, ponderar construtivamente as linhas mestras de sua estratégia de governo para a saúde e auxiliá-lo no entendimento do complexo universo assistencial dos serviços de saúde”.
Confira a íntegra do documento:
Exmo. Sr. João Raimundo Colombo
Governador de Santa Catarina

O Conselho Superior de Entidades Médicas de Santa Catarina – COSEMESC – vem por meio deste ofício apresentar-lhe algumas ponderações a respeito do delicado e rico momento político vivido pelos brasileiros, ao mesmo tempo em que lhe apresenta os cumprimentos pela reeleição, com votos de um profícuo governo em prol das necessidades cidadãs: saúde, educação e segurança pública.
O candidato a deputado federal José Aluísio Vieira – Dr. Xuxo – recebeu apoio aberto de entidades médicas de Santa Catarina em seu pleito por assumir publicamente a defesa de causas que entendemos de primeira importância para a saúde dos cidadãos. Entre essas bandeiras estão o incremento do custeio da saúde pública (especialmente por parte do governo federal) e a criação da carreira de estado para os profissionais da saúde. Sua expressiva votação, alcançando a suplência, reforça o crédito a ele dado pelo COSEMESC.
Os candidatos a deputado estadual Vicente Caropreso, Antônio Aguiar e Serafim Venzon, também apoiados por entidades médicas, foram eleitos. Acreditamos existir assim, mais vozes comprometidas com a saúde pública no poder legislativo estadual. A bancada de médicos no legislativo poderá contribuir, naquela esfera, com a constante e necessária modernização das normas de gestão pública dos recursos aplicados à saúde.
A perda completa de interlocução com o atual governo federal nas questões relacionadas à saúde pública agravou sobremaneira a crise entre as entidades médicas brasileiras e o governo federal. Em defesa da sociedade e da saúde pública originalmente desenhada na Constituição Cidadã, o COSEMESC adotou forte posicionamento político buscando a renovação nas eleições federais por acreditar que os modelos atualmente em curso não atendem o cidadão, desrespeitam a medicina brasileira e desafiam a própria dignidade ao estabelecer o Programa Mais Médicos com evasão de recursos brasileiros para Cuba. Atentos ao posicionamento político do cargo maior do Executivo catarinense, sentimo-nos no dever de ofício de dizer que o apoio à reeleição do atual governo federal contraria todas as convicções que temos no que diz respeito à saúde. Contraria, também, a vontade dos catarinenses haja vista a expressiva rejeição à atual Presidente da República evidenciada no resultado das urnas catarinenses.
A interlocução com a Secretaria de Estado da Saúde – especificamente com a atual Secretária Tânia Eberhardt – assim como com a Superintendência Hospitalar de Santa Catarina tem sido excelente. Isso merece nota por parte do COSEMESC que se reconhece parceiro das autoridades na construção de soluções e na busca pela excelência da saúde pública catarinense.
Completamente sintonizadas com seu compromisso mais elementar – a busca da qualidade nos serviços de saúde oferecidos aos catarinenses – as entidades médicas que constituem o COSEMESC reafirmam o propósito e a disponibilidade para ouvi-lo, ponderar construtivamente as linhas mestras de sua estratégia de governo para a saúde e auxiliá-lo no entendimento do complexo universo assistencial dos serviços de saúde. Entendemos que, transcendendo à crítica, é mister que emprestemos nosso saber específico ao Executivo catarinense em prol do cidadão.
Atenciosamente,
Aguinel José Bastian Júnior
Presidente da Associação Catarinense de Medicina
Coordenador do COSEMESC

Rafael Klee de Vanbconcellos

Presidente eleito da ACM
CONSELHO SUPERIOR DAS ENTIDADES MÉDICAS DE SANTA CATARINA – COSEMESC
ACAMESC – Academia de Medicina de Santa Catarina – bethribeiro@acm.org.br
ACM – Associação Catarinense de Medicina – acm@acm.org.br
CREMESC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina – cremesc@cremesc.org.br
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – simesc@simesc.org.br
SIMERSUL – Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense – simersulce@gmail.com

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Encontro de ex-presidentes da ACM apresenta as transformações realizadas em defesa da saúde e dos médicos catarinenses

Ex-dirigentes compõem o Conselho Consultivo da entidade, que no próximo mês de abril completa 87 anos de história Diretoria atual da ACM...

Ler mais

Nota de falecimento: Medicina Catarinense perde a pediatra Lea da Silva Jardim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com profundo pesar a perda da pediatra LEA DA SILVA JARDIM, aos 96 anos, nesta...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter