Número 1  Volume 35  -  2006

Arquivos Catarinenses de Medicina

Condições de saúde nos idosos de Florianópolis

Resumo

O rápido envelhecimento no mundo requer novas políticas e programas para os idosos, portanto, faz-se necessário conhecer suas características nos diferentes contextos do Brasil. Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo caracterizar as condições de saúde levantadas no projeto de perfil dos idosos de Florianópolis.
Métodos: a pesquisa abrangeu idosos de 60 anos de idade ou mais num total de 875 sujeitos selecionados por uma amostragem do tipo probabilística, adotando-se a técnica de seleção estratificada por setor censitário e sexo. O instrumento aplicado compunha de informações gerais; condições de saúde; e de utilização dos serviços de saúde; do questionário Brazil Old Age Schedule (BOAS).
Resultados: verificou-se que os homens são predominantemente casados (83,5%) e as mulheres viúvas (47,5%), sendo que os homens vivem principalmente com o cônjuge e as mulheres com os filhos. Os idosos de ambos os sexos têm percepção positiva quanto ao estado de saúde. Entre as doenças citadas prevalecem as cardiovasculares. Em caso de problemas de saúde, 45,8% dos idosos procuram instituições públicas e gratuitas (SUS) e 43,5% utilizam os plano de saúde. As principais dificuldades que os idosos referiram enfrentar quando necessitam de médicos são financeiras, de locomoção e acesso. A maior insatisfação com os serviços de saúde é a “demora na marcação das consultas”.
Conclusão: necessidade de maiores investimentos na área de saúde e treinamento dos recursos humanos que trabalham com os idosos nos serviços de saúde para facilitar o acesso ao atendimento adequado de saúde dos idosos no município de Florianópolis.

Descritores: 1. Idoso;
2. Condições de saúde;
3. Serviços de saúde.