Número 1  Volume 35  -  2006

Arquivos Catarinenses de Medicina

Acidentes oculares nas atividades esportivas

Resumo

Objetivo: Analisar 20 casos de pacientes vítimas de acidentes oftalmológicos na atividade esportiva, atendidos no ambulatório do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC).
Métodos: Avaliou-se, retrospectivamente, o prontuário de 20 pacientes admitidos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), no período de março de 2003 a março de 2004.
Resultados: A maioria dos pacientes foi procedente de Florianópolis (65%), seguida da região metropolitana de Florianópolis (25%) e outras localidades (10%). As vítimas do sexo masculino representaram 85% da amostra. A distribuição quanto ao olho atingido foi de 60% para o olho esquerdo e 40% para o olho direito, não havendo nenhum caso de lesão ocular bilateral. O futebol foi a modalidade predominantemente praticada (50%), seguido do voleibol (10%). A bola foi o objeto causador
do trauma em 60% dos casos, o dedo em 15% e o pé em 15%. A faixa etária mais acometida foi a de maiores de 18 anos, representando 65% da amostra. A profissão prevalente foi a de estudante (40%) seguida pela de advogado (10%). A principal complicação encontrada foi o hifema (23,3%), seguida pela irite traumática (16,6%) e hematoma/edema palpebral (13,3%).
Conclusão: Apesar de o trauma ocular na atividade esportiva ser prevenível, ainda acontece com freqüência e gera conseqüências importantes.

Descritores: 1. Trauma;
2. Bulbo ocular;
3. Atividade esportiva.