• Home
  • Notícias
  • Santa Catarina sedia encontro mundial sobre saúde no trabalho
Notícias

Santa Catarina sedia encontro mundial sobre saúde no trabalho

“Florianópolis foi anunciada, em Xangai, como sede do Global Healthy Workplace Awards and Summit de 2015”.
Algumas das maiores autoridades do mundo em saúde no trabalho estarão em Santa Catarina nos dias 18 e 19 de maio de 2015 para participar do Global Healthy Workplace Awards and Summit, encontro mundial de qualidade de vida. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (11), em Xangai, na China, durante a segunda edição do evento. A candidatura para sediar o encontro foi apresentada pelo SESI, entidade que integra a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e aprovada pelo comitê organizador. Santa Catarina também receberá outros dois eventos internacionais em 2015: o encontro Brasil-Alemanha e a Bienal do Design.
O evento foi lançado em 2013, em Londres, e o Brasil será o terceiro País a sediar o encontro. Brasil disputou com propostas da Cidade do Cabo, África do Sul; Santiago, Chile e, informalmente, com Cingapura. “Esta é uma conquista muito importante e fecha um ciclo de eventos internacionais no ano em que a Fiesc completa 65 anos”, diz o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte. O superintendente do SESI, Fabrízio Pereira, afirma que receber um evento deste porte contribui para o amadurecimento da discussão de um tema que é recorrente entre lideranças empresariais e governo, além de instituições de pesquisa. “O grande desafio será envolver as indústrias catarinenses, em conjunto com os maiores pensadores mundiais do tema, além de empresas campeãs em promoção de saúde e com presença global, para formular soluções efetivas e inovadoras para uma indústria mais segura, saudável e competitiva”, destaca. Cerca de 200 especialistas estarão reunidos para tratar do tema. Mais de 30 Países estiveram presentes na edição deste ano.
Entidades e organizações como o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial de Davos há vários anos têm reforçado a importância do capital humano para a competitividade das organizações. “A saúde é elemento fundamental. Ninguém é produtivo, criativo, engajado se não estiver saudável”, salienta Pereira. Os custos relacionados com o adoecimento e absenteísmo (falta ao trabalho) dos trabalhadores são crescentes e podem chegar a 22% da folha de pagamento, segundo relatório elaborado pela Consultoria Mercer Marsh. “Precisamos estudar estratégias para conter esse aumento. As experiências que a equipe do SESI está trazendo da China podem abrir novos horizontes para a criação de uma agenda capaz de inspirar políticas públicas de segurança no trabalho, promoção da saúde e aumento da competitividade das indústrias catarinenses”, completa.
Para maximizar os resultados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um modelo de ambiente de trabalho saudável. Para torná-lo mais prático, um grupo de instituições ligadas ao tema criou o Global Healthy Workplace Awards and Summit, evento que propõe a discussão de soluções e programas que promovam a saúde e ambientes de trabalho mais saudáveis, segundo modelo da OMS.
De acordo com Tommy Hutchinson, CEO da i-Genius, umas das organizadoras do evento, as lideranças empresariais precisam entender que “boa saúde é um bom negócio, tanto para o empregador, que tem custos com a perda da produtividade, quanto para o trabalhador, que tem uma melhor qualidade de vida”. Para Wolf Kirsten, presidente da International Association for Worksite Health Promotion (IAWHP), evidências científicas comprovam esta tese. “Empresas que investem ativamente em promoção de saúde no trabalho não apenas atingem redução dos custos com doenças, mas acabam atraindo investidores, com aumento do valor das suas ações no mercado financeiro”, diz.
O presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Alberto Ogata, ressalta a relação entre saúde e produtividade. “Sabe-se que os profissionais saudáveis são mais produtivos e faltam menos ao trabalho. Cuidar do estilo de vida do trabalhador tem correlação cientificamente comprovada com a produtivida¬de”, afirma. Durante o encontro, os participantes conhecem boas práticas na área e prospectam ações para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Além disso, as melhores práticas são reconhecidas em prêmio promovido durante o evento.
Além do superintendente do SESI, integraram a comitiva que participou do evento na China o gerente de Qualidade de Vida do SESI/SC, Eloir Simm, e o especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SESI, Marcelo Tournier.
Fonte: ADJORI SC

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter