Notícias

Medicina e ética andam lado a lado

Olhar e ouvir. Os dois verbos são os maiores aliados dos diagnósticos feitos pelo pediatra Rajá Elias, que em 2014 completa 40 anos de medicina na cidade de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Além da atenção cuidadosa aos seus pacientes, o médico destaca a importância da ética na atividade realizada diariamente no consultório. “Medicina e ética devem andar lado a lado, pois o sucesso da relação entre médico e paciente depende da boa e humanizada conduta entre as partes”. Por fim, ele acrescenta o ingrediente final para o trabalho dedicado junto às crianças e adolescentes: a busca permanente pela atualização de conhecimentos médicos.
Dr.
Com essa completa receita, o pediatra destaca-se na comunidade em que exerce a medicina e já foi homenageado pela Sociedade Catarinense de Pediatria – SCP e os Conselhos Comunitários da cidade que escolheu para viver e trabalhar, além de entidades da classe médica catarinense. Delegado do Conselho Regional de Medicina em Chapecó desde o ano de 1986, Rajá Elias também atuou nos Conselhos Municipais de Saúde, Antidrogas e da Saúde dos Trabalhadores, e atende pacientes nos Projetos Verde-Viva (para crianças carentes) e Viver (para adolescentes). Na entidade associativa da classe médica, foi vice-presidente, diretor Científico e diretor de Esportes da AMREO – Associação Médica Regional Oeste Catarinense.
Formado em medicina na Universidade Federal do Paraná, tem especialização em Pediatria, Medicina de Adolescente e Medicina do Trabalho. Em quatro décadas de dedicação à atividade, ele conhece de perto os desafios que rondam a profissão na atualidade. “A existência de muitas escolas médicas não representa a garantia de qualidade na formação dos novos médicos. Acima de tudo, é indispensável que os profissionais da medicina estejam preparados para as necessidades de suas comunidades, o que só acontece com a consciência da responsabilidade frente ao paciente e uma constante preocupação com o aprimoramento científico”.
VOCÊ PRECISA SABER
Saúde de qualidade!

No dia 05 de outubro, nas eleições para os novos governantes do Brasil e de Santa Catarina, exerça seu direito democrático ao voto com consciência. Vote por uma saúde de qualidade e em defesa da medicina brasileira, em oposição aos grandes prejuízos causados pelas atitudes eleitoreiras dos últimos anos. Valorize seu voto analisando com cuidado as propostas dos candidatos, para que possam ser cobradas no futuro.
Chega de desrespeito à população e à saúde pública brasileira.
Diga NÃO para a política que mascara a realidade do caos da saúde pública e faz do médico o bode expiatório dos problemas de má gestão dos exíguos recursos.
As entidades médicas não abrem mão do direito de exercer a missão de lutar pela saúde digna da população e a defesa da medicina.
Esta Coluna é uma homenagem da Associação Catarinense de Medicina aos médicos que se destacam na defesa da saúde de qualidade dos catarinenses, na luta pelo mais importante direito da cidadania plena e por condições dignas de trabalho daqueles que diariamente protegem a vida.
Fonte: Mídia impressa – Diário Catarinense, Jornal A Notícia e Jornal de Santa Catarina (27/09/2014)

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Nota de apoio da Associação Catarinense de Medicina à recente manifestação do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina sobre a confidencialidade dos prontuários médicos

ÀS INSTITUIÇÕES MÉDICAS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E A SOCIEDADE EM GERAL Florianópolis, 12 de abril de 2024. A Associação Catarinense de...

Ler mais

ACM recebe dirigentes da Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina

A entidade médica, a AHESC e a FEHOSC conversaram sobre a construção de parcerias estratégicas pelo bem da saúde dos catarinenses O encontro...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter