• Home
  • Notícias
  • Atendimento precoce dos casos de Covid-19 passa a ser estratégia do Ministério da Saúde
Notícias

Atendimento precoce dos casos de Covid-19 passa a ser estratégia do Ministério da Saúde

13/07/2020 Sem categoria

Posicionamento divulgado pela ACM está em sintonia com a decisão do órgão que regulamenta a Saúde no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (dia 10/07) a mudança da estratégia do combate ao novo coronavírus no país. Ao invés do paciente com suspeita aguardar em casa a manifestação agravada dos sintomas, a orientação agora é para que procure atendimento médico tão logo os sinais da doença sejam percebidos. Com a elevação dos casos da Covid-19 no Brasil, lotando UTIs e leitos de internação nas enfermarias clínicas, o tratamento precoce visa evitar que pacientes sejam atendidos já em estado mais graves, com a ampliação dos riscos e a necessidade de hospitalização imediata.

Em nota oficial, a Associação Catarinense de Medicina registrou posicionamento em sintonia com a estratégia do Ministério da Saúde, defendendo a autonomia do médico e o consentimento do paciente no atendimento precoce da Covid-19. Nesse sentido, a ACM solicita aos gestores públicos de Santa Catarina, a adoção das seguintes medidas:

● Atuação dos gestores estaduais e municipais de toda Santa Catarina para garantir ações que disponibilizem não somente o atendimento médico e os exames relacionados ao novo coronavírus, mas também os medicamentos prescritos para toda a população, em unidades estaduais e municipais.

● Revisão da recomendação que orienta às pessoas aguardarem pelo aparecimento de falta de ar ou outros sintomas de gravidade para a procura de atendimento médico.

● Implementação do tratamento da Covid-19 já nos primeiros sintomas da doença, com a prática de medidas terapêuticas capazes de evitar o colapso total da estrutura de saúde.

● Respeito à autonomia do médico na escolha da estratégia de tratamento, com o consentimento do paciente.

● União das entidades médicas e sociedade civil para a nova frente de ação contra a Covid-19, visando à comunicação assertiva das recomendações acima solicitadas, para salvar vidas.

● Adoção de novas estratégias para o combate precoce da Covid-19 a qualquer tempo, caso ocorram novas evidências científicas.

● Reforço das medidas de distanciamento e isolamento social, aliadas à fiscalização, analisadas conforme as particularidades de cada região de Santa Catarina, assim como higiene das mãos e uso de máscaras.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Sem categoria 18/03/2024

ACM define ações estratégicas para colaborar no programa Educando Cidadãos

Por meio do seu representando junto à campanha, Dr. João Ghizzo Filho, a Associação Catarinense de Medicina elaborou documento para apoiar...

Ler mais
Sem categoria 20/11/2023

Presidente da ACM ministra palestra sobre “Mercado de Saúde no Brasil”

Apresentação do dirigente catarinense aconteceu na 31ª Jornada Gaúcha de Radiologia, em Porto Alegre Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter