fbpx
  • Home
  • Notícias
  • No Dia Mundial do AVC, neurologista chama a atenção para os sinais de alerta e fatores de risco da doença
Notícias

No Dia Mundial do AVC, neurologista chama a atenção para os sinais de alerta e fatores de risco da doença

Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são a principal causa de óbitos no Brasil e atingem pessoas de todas as idades. No mundo, o AVC é a principal causa de incapacidade, resultando em mais de 100 mil mortes por ano. Por isso, desde 2010, no dia 29 de outubro, a Campanha Mundial de Combate ao AVC busca orientar a população sobre os riscos da doença, os sinais de alerta e as formas de tratamento. A neurologista Gladys Lentz Martins, que atua no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, lembra que o AVC pode ser prevenido e os pacientes têm condições de se recuperar totalmente se receberem suporte adequado.
“É uma doença passível de prevenção, tem tratamento na fase aguda e medidas que podem ser instituídas a longo prazo, havendo necessidade de conscientização da população e dos profissionais de saúde quanto aos fatores de risco e as formas de tratamento”, destaca a médica.
O Hospital Celso Ramos é a única unidade de saúde em Florianópolis estruturada para o atendimento do AVC agudo. “O objetivo desse trabalho é oferecer um tratamento integral ao paciente com AVC, com atuação de uma equipe multidisciplinar para facilitar a recuperação e diminuir o tempo de internação”, conta Gladys.
A Campanha Mundial de Combate ao AVC é coordenada pela Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization – WSO) coma participação da Rede Brasil AVC e a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Em Florianópolis conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Associação Catarinense de Medicina e Unimed de Florianópolis. Em 2015, o tema são as demências potencialmente evitáveis.
“O objetivo é divulgar não apenas o fato de que essa doença pode ser evitada, mas reduzir o impacto do AVC na vida das pessoas, por meio de seis pilares”, explica a neurologista.
Leia a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Saiba mais: CFM e Academia Brasileira de Neurologia fazem alerta no Dia Mundial de Prevenção ao AVC.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 4,9 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

ACM reforça ação do COSEMESC na luta por melhores honorários aos médicos da SES

Dirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter