fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Ação da AMB contra posse de Lula deve ser julgada por Gilmar Mendes nesta sexta-feira (18)
Notícias

Ação da AMB contra posse de Lula deve ser julgada por Gilmar Mendes nesta sexta-feira (18)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes deverá despachar ainda nesta sexta-feira (18) sobre a ação civil pública movida pela AMB (Associação Médica Brasileira) contra o decreto presidencial que nomeou como novo Ministro Chefe da Casa Civil o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Se o ministro Gilmar Mendes conceder a liminar, o ex-presidente segue sem poder tomar posse e sem foro privilegiado, pelo menos até que a Advocacia Geral da União recorra à plenária do STF, cuja próxima sessão ocorrerá na próxima terça-feira (22).
“Era esperado que o governo tentasse demover a liminar conquistada em primeira instância. Por isso, entramos com ações semelhantes no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e no STF” explica Carlos Michaelis Jr, coordenador jurídico da AMB.
“Estamos confiantes. O ministro Gilmar Mendes é reconhecido por seu equilíbrio e firmeza. E sempre demonstra em suas decisões grande zelo pela moralidade, que neste caso está sendo ferida com a nomeação de Lula para a Casa Civil. São claras as evidências de que a finalidade é atender a interesses pessoais e não os republicanos”, afirma Michaelis.
Primeira instância
Todos os Estados poderão aproveitar a decisão emanada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) que concedeu liminar requerida pela AMB. “Com isso, o decreto que nomeou o ex-presidente segue sem validade e, enquanto houver ao menos uma liminar em vigor em qualquer Estado brasileiro, o ex-presidente seguirá impedido de assumir o cargo”, diz o advogado.
Para reverter a decisão ainda na primeira instância, a AMB vai ingressar com agravo regimental. “É uma questão de segurança jurídica, mas acreditamos que a decisão sobre o caso ficará mesmo nas mãos do STF”, conclui.
Mais informações para a imprensa:
Rodrigo Aguiar (11) 3253-4542 | (11) 9 8315-5014 | aguiar@timbro.com.br
Isadora Spadoni (11) 3253-4542| isadora@timbro.com.br
Flavia Chiossi Poli (11) 3253-4542 | (16) 9 9993-2856 | flaviapoli@timbro.com.br
Ana Caroline de Aquino Chaves (11) 3253-4542| anacaroline@timbro.com.br
Nilo Vieira (11) 3253-4542| nilo.vieira@timbro.com.br
Fonte: Timbro Comunicação.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 4,9 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

ACM reforça ação do COSEMESC na luta por melhores honorários aos médicos da SES

Dirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter