“Médicos não devem temer a tecnologia, que não irá substituí-los, mas aproveitar a oportunidade para também se transformar, aperfeiçoando a sua prática, com o diferencial humano da empatia junto ao paciente”. A importante declaração foi feita pelo CEO do Hospital Sírio Libanês, Paulo Chapchap, que esteve em Florianópolis nesta quinta-feira (12/09), como palestrante especial da segunda edição do +Saúde, evento de Tecnologia e Inovação. Sua palestra foi seguida de debate, que teve a intermediação do presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, e do diretor da Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Walmoli Gerber. O encontro lotou o auditório do Centro de Integração ACATE (CIA Primavera), com a participação de profissionais da saúde e da tecnologia, para a integração em benefício da qualidade do atendimento médico-hospitalar no estado.
Paulo Chapchap apresentou algumas das inúmeras ações desenvolvidas pelo Hospital Sírio Libanês, com o auxílio da transformação digital e da inteligência artificial, como forma de enfrentar os diversos desafios da assistência à saúde num país que vivencia tantas dificuldades. “Precisamos agir com responsabilidade e ética, para poder diminuir as desigualdades e aumentar o acesso aos avanços disponibilizados pela tecnologia”.
O presidente da ACM aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da entidade em aproximar médicos e tecnologia, sempre com o paciente como propósito maior. “Nós estamos protagonizando um grande ciclo de evolução, mas é necessário que a tecnologia represente mais do que crescimento, produzindo também o desenvolvimento”.
O +Saúde, evento de Tecnologia e Inovação foi promovido pela Acate, em parceria com a ACM, Unicred Florianópolis, Associação de Estudantes de Medicina de Santa Catarina (Aemed/SC), Rede de Inovação Florianópolis e Prefeitura Municipal de Florianópolis. A programação também incluiu a apresentação dos trabalhos da Vertical Saúde, cases catarinenses de sucesso em inovação e network entre os participantes.
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais