• Home
  • Notícias
  • ACM realiza mapeamento de respiradores que podem ser consertados pelo Instituto Senai de Inovação
Notícias

ACM realiza mapeamento de respiradores que podem ser consertados pelo Instituto Senai de Inovação

Profissionais altamente gabaritados fazem a manutenção dos equipamentos com defeitos, na sede do Instituto Senai de Inovação (ISI)

No desafio de municiar os hospitais catarinenses com respiradores para o enfrentamento da fase aguda do novo coronavírus e ampliação dos casos com complicações respiratórias da Covid-19, a força-tarefa realizada entre a ACM, a FIESC e o SENAI-SC tem uma ação especial para consertar equipamentos inativos por defeitos, que estão parados por falta de uso nas unidades hospitalares. À frente desse destacado trabalho está a equipe do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI), com sede em Joinville, que atualmente vem fazendo reparos em 17 respiradores da rede pública estadual. Cinco estão prontos para a entrega à Secretaria de Estado da Saúde e já poderão ajudar a salvar vidas de catarinenses.

Alceri Schlotefeldt, gerente de Inovação do ISI e coordenador da ação estadual destaca que a ACM foi a responsável pela articulação que possibilitou o importante mapeamento dos respiradores que precisavam de conserto, primeiro na rede pública e, num segundo momento, também dos equipamentos inativos na rede de convênios e privada de saúde. “A rede Senai tem um potencial tecnológico muito grande. Nossa projeção é de que entre 50% e 70% dos equipamentos possam ser recuperados para uso das unidades hospitalares”, prevê o gerente.

Para isso, o trabalho conta com 12 profissionais do mais alto gabarito tecnológico, entre engenheiros e pesquisadores do SENAI e de outras empresas. Eles atuam na logística interna e na manutenção propriamente dita. O protocolo criado para o serviço passa por várias etapas, que envolvem o recebimento, desinfecção, cadastramento, triagem, manutenção, calibração e a entrega ao local de origem. A busca e a entrega dos respiradores são realizadas por outros parceiros na mesma ação, entre eles, a Defesa Civil do Estado.

Os consertos são feitos na sede do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI), em Joinville

A projeção é de que entre 50% e 70% dos equipamentos podem ser recuperados para uso

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM 87 anos: Mensagem do presidente

...

Ler mais

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter