fbpx
  • Home
  • Notícias
  • ACM, Sociedades Médicas e Secretaria da Saúde unidas no combate ao mosquito Aedes aegypti e Gripe A
Notícias

ACM, Sociedades Médicas e Secretaria da Saúde unidas no combate ao mosquito Aedes aegypti e Gripe A

Encontro na sede da ACM debateu formas de ajudar os médicos no diagnóstico das doenças, através do uso efetivo dos protocolos clínicos em emergências e postos de atendimento.
O secretário de Estado da Saúde em exercício, Murillo Ronald Capella foi à sede da Associação Catarinense de Medicina, no dia 5 de abril, para somar esforços nas ações da Secretaria no combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika) e no controle da Gripe A (H1N1), que registram seus primeiros casos e mortes em Santa Catarina. A reunião aconteceu com a participação do presidente e do vice-presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos e Eduardo Usuy, presidentes e diretores de algumas Sociedades Médicas diretamente envolvidas com os cuidados dessas doenças no estado: Helena Maria Vieira (Pediatria), Lara Patrícia Kretzer (Terapia Intensiva) e Roger Rodrigues (Pneumologia e Tisiologia). Também estiveram presentes o coordenador da Diretoria de Vigilância (Dive), Fábio Gaudenzi de Faria, o diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Marques Macário, e a diretora de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Saúde, Cristina Machado Pires.
Além de reafirmar a importância da integração de médicos e gestores no combate e controle das doenças, a reunião teve como meta especial desencadear ação para o uso efetivo dos protocolos de atendimento pelos médicos de todo o estado, possibilitando o enfrentamento do problema com maior eficiência. Os protocolos são reconhecidos pelas Sociedades Médicas, Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municipais da Saúde. Precisam ser disseminados também junto aos médicos na ponta da assistência – que atendem nas emergências, unidades de pronto atendimento, postos de saúde e clínicas, reduzindo dificuldades na hora do diagnóstico, que podem atrasar o tratamento logo que surgem os primeiros sintomas, tanto da Gripe A quanto das enfermidades causadas pelo mosquito.
Durante o encontro ficou decidido que será criado um fluxo bidirecional entre a Dive e as Sociedades de Especialidades ligadas à ACM, coordenado pela entidade médica, para passar aos médicos os novos protocolos e guidelines relacionados às doenças. Essas informações serão curtas, simples e objetivas, com o envio através das redes sociais e celulares, com alcance imediato.
acao-contra-mosquito-uniao-ses-e-sociedades

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 4,9 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

ACM reforça ação do COSEMESC na luta por melhores honorários aos médicos da SES

Dirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter