A campanha pretende conscientizar as pessoas sobre as doenças mentais, tanto para que não tenham receio de procurar ajuda médica, quanto para diminuir os estigmas sofridos por quem convive com a doença.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lançou o “Mês Nacional de Combate a Psicofobia”. A campanha foi criada para conscientizar as pessoas sobre as doenças psiquiatrias, com o intuito de diminuir os estigmas sofridos pelos pacientes e familiares que convivem de perto com essas doenças. A Associação Catarinense de Psiquiatria apoia essa campanha, que casa com sua principal missão: melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Doenças psiquiátricas são mais comuns do que se imagina, mas elas não definem o que a pessoa é. Durante o Mês Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, vamos mostrar a importância da autovalorização da pessoa que tem ou teve algum tipo de transtorno mental e reforçar que atitudes discriminatórias são inaceitáveis. Combater o preconceito e contribuir para uma sociedade mais justa é missão de todos nós.
Em fevereiro deste ano, o Senado aprovou a criação do “Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia”, a data escolhida foi o dia 12 de abril. Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria. No entanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, pois as pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente mental.
O Presidente da ACP, médico psiquiatra Eduardo Mylius Pimentel, destaque os principais desafio da entidade: “Estamos comprometidos em conscientizar o público comum sobre as enfermidades mentais, com o intuito de diminuir os estigmas que esses pacientes sofrem. Diminuindo o preconceito, podemos fazer com que outras pessoas também procurem ajuda médica. Um diagnóstico precoce é essencial para um bom desempenho do tratamento.”
Fonte:
– Associação Catarinense de Psiquiatria (http://www.acp.med.br/)
– Apoio Comunicação + Marketing | Amanda Nascimento – Jornalista (amanda@apoiocomunicacao.com.br)
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais