O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, César Victora se tornou o primeiro brasileiro a receber o prêmio Gairdner de Saúde Pública, um dos mais importantes do mundo. O pesquisador na área da pediatra e epidemiologia teve o trabalho reconhecido pelo impacto na saúde materno-infantil e na nutrição de nações pobres e em desenvolvimento. Graças às pesquisas desenvolvidas por ele, na década de 1980, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reviram as recomendações sobre aleitamento exclusivo até os seis meses de vida.
O médico integra o grupo de sete cientistas que receberam, este ano, o Prêmio Gairdner. Ganhadores desse título são considerados como potenciais candidatos à indicação para o Prêmio Nobel. Victora recebeu o prêmio na categoria Saúde Global, concedido àqueles que, com suas pesquisas, contribuem de forma positiva para a saúde de países em desenvolvimento.
Na década de 1980, seu trabalho foi o primeiro a mostrar que a amamentação exclusiva, ou seja, sem oferta de águas ou chás para bebês, ajudava a reduzir a morte dos bebês no primeiro período da vida. De acordo com estudo, esse cuidado reduz em 14 vezes o risco de morte por diarreia e em 3,6 vezes o risco de morte infantil por doenças respiratórias.
Modesto, o médico se disse surpreso com a premiação. “Fiquei muito satisfeito e surpreso. É um prêmio muito importante na área de saúde global, inclui pessoas que descobriram o ebola, a Aids…”, enumera.
Para a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dra. Luciana Rodrigues Silva, trata-se de uma conquista histórica para a medicina do país. “César Victora é um dos maiores pesquisadores brasileiros e tem contemplado a comunidade científica com belíssimos trabalhos com foco na atenção à infância. Seu esforço, agora reconhecido, tem sido fundamental para a prevenção de doenças e a melhoria das condições de saúde nos países em desenvolvimento”.
Fonte: Agência Estado e Diários Associados.
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais