fbpx
Notícias

Carta aberta aos médicos – Vacinação HPV

Conforme a carta aberta divulgada por entidades de saúde, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) convocam os médicos a recomendar fortemente às suas pacientes a vacinação contra o HPV.
A cada ano, cerca de 5 mil mulheres brasileiras morrem de câncer do colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são cerca de 15 mil novos casos anuais — praticamente 100% causados pelo Papilomavírus Humano (HPV).
A vacina HPV oferece prevenção efetiva contra o câncer.
Existe vacina segura e eficaz disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde para as nossas meninas de 9 a 13 anos. No entanto, as coberturas vacinais estão baixas, apesar das robustas evidências de eficácia e segurança.
Sabemos que a prescrição médica pode mudar essa realidade. Estudos recentes mostram que um paciente que recebe recomendação de seu médico é 4 a 5 vezes mais propenso a se vacinar 2,3.
O que você diz e como você diz importa muito. Uma recomendação hesitante, vaga ou sem robustez pode levar o paciente a acreditar que a vacina HPV não é tão importante quanto as outras.
As sociedades médicas aqui representadas esperam que esse documento, que apresenta os principais pontos e evidencias científicas sobre a epidemiologia da doença, eficácia e segurança da vacina, possam contribuir para o embasamento científico necessário para que a vacina HPV seja recomendada por você.
Doenças associadas ao HPV.
De 12,7 milhões de novos cânceres em homens e mulheres em todo mundo, 610 mil (~5%) são atribuíveis ao HPV.
Os HPVs são causa de câncer em vários sítios anatômicos. Segundo o CDC, eles respondem por:
100% dos casos de câncer do colo do útero;
91% dos casos de câncer anal;
75% dos casos de câncer de vagina
72% dos casos de câncer de orofaringe;
69% dos casos de câncer vulvar;
63% dos casos de câncer de pênis.
Leia a matéria completa, clicando aqui.
Fonte: Fenam.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 4,9 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

ACM reforça ação do COSEMESC na luta por melhores honorários aos médicos da SES

Dirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter