fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Congresso Brusquense de Medicina supera expectativas da organização
Notícias

Congresso Brusquense de Medicina supera expectativas da organização

Temas como judicialização da medicina e avanços tecnológicos, como cirurgias robóticas foram abordados durante o evento.
Creditos Sandra Puente  (10)
Brusque (SC) – A primeira edição do Congresso Brusquense de Medicina encerrou na tarde de sábado (9), superando todas as expectativas, quanto ao público que se inscreveu, formado por estudantes de universidades da região e profissionais da área, vindos de todos os Estados, bem como quanto aos palestrantes que trouxeram para o congresso as últimas novidades em pesquisas e tecnologias aplicadas à medicina. “Fomos muito elogiados pela qualidade dos temas escolhidos para os debates, pois os convidados promoveram discussões atuais e de interesse de todos”, disse o presidente da comissão organizadora, o médico Gustavo Gumz Correia.
Ao todo mais de 160 congressistas participaram do evento que contou com 16 palestras, além da abertura ministrada pelo ex-presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D’Avila, que falou sobre “O Papel do Médico na Sociedade e na Política”, instigando os profissionais a se posicionarem ideologicamente, participando mais efetivamente das decisões do país e ainda lembrou o Programa Mais Médicos, o qual foi contrário desde a sua criação e que segundo ele, “não se ouviu mais falar e muito menos nos seus resultados”.
As palestras foram divididas em blocos como Clínica Médica; Ética e Direito Médicos; Cirurgia e Medicina de Urgência e Avanços da Medicina. Este último bloco de discussões, além dos temas que envolveram o direito médico, que contou com a participação de vários advogados, foi um dos mais procurados, pois trouxe para o congresso as novidades tecnológicas envolvendo a medicina. O médico Marco Aurélio Benedetti Rodrigues, de Pernambuco, falou sobre “A Realidade virtual” e apresentou pesquisas em que é usada a tecnologia para tratar de doentes com Alzheimer.
Além disso, cirurgias realizadas por robôs também já são uma realidade no Brasil. Segundo Murilo de Almeida Luz, de São Paulo, o grande problema para que sejam realizadas mais cirurgias robóticas, é o financeiro. “Os custos ainda são muito elevados, pois os administradores têm que encarar a compra de um equipamento como este, como um ‘investimento’ e nossa realidade no Brasil é outra, além disso, ainda falta treinamento para os médicos utilizarem essas máquinas”. O especialista completou dizendo que, “os benefícios para as cirurgias robóticas são inúmeros, a começar por cirurgias mais limpas e com menos sangramento”. O médico concluiu, se dirigindo aos inúmeros estudantes que assistiam à palestra: “isso que estou mostrando aqui, é o que vocês vão encontrar, pois no futuro, todos terão contato com as cirurgias robóticas”.
O Congresso Brusquense de Medicina foi realizado pela Associação Brusquense de Medicina (ABM) em parceria com o Hospital Azambuja.
“Temos certeza que o evento foi um sucesso e que abrimos as portas para a realização de outros congressos na cidade. Agora vamos nos reunir e pensar no próximo, que deve acontecer em dois anos”, anunciou o diretor clínico do Hospital Azambuja, Dr. Charles Machado.
O evento contou ainda com o apoio do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Unimed Brusque, Unicred, Prefeitura Municipal de Brusque.
Foto: Creditos Sandra Puente

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 4,9 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

ACM reforça ação do COSEMESC na luta por melhores honorários aos médicos da SES

Dirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter