01 de abril de 2015
COSEMESC encaminha pedido de audiência à Secretaria da Fazenda para reiniciar trabalhos de adoção do Piso Fenam
A coordenação do COSEMESC protocolou pedido de audiência junto ao Secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, com o intuito de retomar com urgência a conversação para o reajuste na remuneração dos médicos servidores públicos com base no Piso Nacional FENAM (Federação Nacional dos Médicos), implantada de maneira progressiva, já a partir de 2015, conforme compromisso do governador Raimundo Colombo, desde o seu primeiro mandato junto ao Executivo Estadual. A negociação da pauta médica foi suspensa nos primeiros meses do ano depois da nova posse do Governo do Estado e seu novo secretariado, para os devidos ajustes de gestão. Após essa interrupção temporária, as entidades médicas cobram a retomada do diálogo, para o atendimento das necessárias ações de valorização do trabalho dos médicos do Estado.
Também foi encaminhado pelo COSEMESC, neste mês de março, pedido de audiência junto à Secretaria de Estado da Administração, também com o objetivo de retomar com urgência o cumprimento de acordo firmado em 2012, referente aos valores de pagamento dos médicos que atendem no plano SC Saúde, que não está sendo cumprido pelo Governo do Estado.
A negociação da pauta médica foi suspensa nos primeiros meses do ano depois da nova posse do Governo do Estado e seu novo secretariado, para os devidos ajustes de gestão. Após essa interrupção temporária, as entidades médicas cobram a retomada do diálogo, para o atendimento das necessárias ações de valorização do trabalho dos médicos do Estado.
Entidades Médicas unem-se aos deputados da categoria nas lutas pela saúde catarinense
O COSEMESC reuniu os médicos eleitos deputados estaduais para uma reunião na noite de 18 de março, nas sedes do Cremesc e da ACM. Atualmente o legislativo catarinense tem uma das maiores bancadas médicas dos últimos anos, com a representação dos deputados Vicente Caropreso, Serafim Venzon, Dalmo Claro de Oliveira, Fernando Coruja e Antonio Aguiar. O coordenador do Cosemesc e presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos apresentou as principais preocupações da categoria frente aos desafios da saúde no estado, assim como as reivindicações de melhorias na remuneração e condições de trabalho dos médicos servidores públicos.
Como resposta ao chamamento feito pela classe, os deputados afirmaram que têm seus gabinetes abertos para as entidades médicas, para o apoio nas ações que visem à melhoria da saúde e a defesa da medicina. Nesse sentido, deverá ser desenvolvida uma agenda legislativa propositiva unindo as representações da classe e os legisladores.
Entre as iniciativas anunciadas pelos deputados durante o encontro destaca-se a redação de emenda constitucional assinada pelos cinco médicos na Assembleia Legislativa, propondo a ampliação de 12 para 15% no percentual mínimo do orçamento a ser destinado à Saúde pelos Estados. Além disso, a meta dos parlamentares médicos é voltar a pressionar o governo federal para a aplicação de 10% do orçamento da União na assistência médico-hospitalar dos brasileiros, o que deverá acontecer através da retomada da campanha “Saúde + 10”.
Outras solicitações foram apresentadas durante a reunião, que representou um importante passo na união de forças pela medicina catarinense. Participaram do encontro os presidentes e diretores das entidades que integram o COSEMESC (ACM, CREMESC, SIMESC e ACAMESC) e os dirigentes das Cooperativas Unimed e Unicred. Entre os deputados médicos, apenas Antonio Aguiar não pôde comparecer.
União de médicos dirigentes das representações da categoria e deputados estaduais: Serafim Venzon, Rafael Klee de Vasconcellos (presidente ACM), Tanaro Pereira Bez (presidente CREMESC), Dalmo Claro de Oliveira, Fernando Coruja, Rodrigo d’Eça Neves (presidente ACAMESC), Cyro Soncini (presidente SIMESC) e Vicente Caropreso.
VEM AÍ O XVIII FEMESC
Rio do Sul vai ser a sede do XVIII FEMESC – Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina, nos dias 19 e 20 de junho. Os dirigentes da ACM, CREMESC, SIMESC e ACAMESC já estão elaborando a programação para integrar os profissionais da medicina no seu maior evento de debates e de luta em defesa da categoria.
CONSELHO SUPERIOR DAS ENTIDADES MÉDICAS DE SANTA CATARINA – COSEMESC
ACAMESC – Academia de Medicina de Santa Catarina – bethribeiro@acm.org.br
ACM – Associação Catarinense de Medicina – acm@acm.org.br
CREMESC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina – cremesc@cremesc.org.br
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – simesc@simesc.org.br
SIMERSUL – Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense – simersulce@gmail.com
Acesse o Boletim Online, clique aqui.
Jornalista responsável: Lena Obst
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais