Esta ação faz parte da campanha Setembro Verde, na Grande Florianópolis.
Durante todo o mês setembro, a campanha Setembro Verde está promovendo uma série de ações com o intuito de alertar a população sobre a alta incidência do Câncer Colorretal, mostrando a importância da prevenção e de um rápido diagnóstico. Entre as ações, uma exposição a partir desta sexta (15), de uma réplica gigante de um Intestino, que contará com a presença de médicos voluntários e estudantes de medicina da Unisul e do Hospital Universitário para guiar os visitantes em um passeio pelo seu interior.
A réplica é inflável, de 13 metros de comprimento, vinda de São Paulo especialmente para a campanha, e permitirá à população observar detalhes do próprio corpo e entender como as doenças se instalam e agridem certas áreas. A exposição ocorre no Continente Shopping, em São José, até domingo (17), e é aberta ao público. Cerca de 920 alunos das escolas convidadas através da Secretaria de Educação e do Sindicato dos Colégios particulares já foram cadastrados para a visitação.
Sobre a campanha
O Estado de Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil a fazer uma campanha de prevenção do câncer de intestino em várias cidades e em um único mês. Ao todo, 13 municípios (Blumenau, Brusque, Joinville, Jaraguá, Itajaí, Indaial, Criciúma, Florianópolis, São Jose, Palhoça, Tubarão, Lages e Joaçaba) receberão ações de prevenção, conscientização e informação. A Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP) com apoio do capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e várias clínicas médicas estão engajadas nesta causa.
Este câncer pode ser evitado em 90% dos casos, mas, com o passar dos anos, faz cada vez mais vítimas no Brasil. “A mensagem que queremos passar neste mês, e que esperamos que se propague e prevaleça em todos os meses do ano, é de que a prevenção é sempre o melhor remédio, e que ter um estilo de vida saudável faz toda a diferença”, conclui Amilton Carniel Guimarães, Presidente Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SC.
Fonte: Tudo sobre Floripa.
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais