fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Santa Catarina terá 1,759 milhão de doses da vacina
Notícias

Santa Catarina terá 1,759 milhão de doses da vacina

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina está pronta para o início da campanha de vacinação contra a gripe – em especial a Influenza A, causadora da gripe H1N1 –, que começa na próxima segunda-feira em todo o Estado. Em entrevista coletiva ontem, o secretário Murillo Capella afirmou que o governo antecipou o início da campanha, que estava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio, devido aos recentes casos de mortes relacionados à doença em Santa Catarina.
Segundo Capella, 87% das mortes em decorrência da Influenza A atingiram os chamados grupos de risco – crianças de seis meses a cinco anos, pessoas acima de 60 anos, aquelas que têm problema no aparelho circulatório e respiratório, insuficiência renal e cardíaca, portadores de algum tipo de câncer, mulheres que tiveram filho recentemente ou que estão grávidas, população privada de liberdade e profissionais ligados à área da saúde. “A doença atinge muito mais essas pessoas. Por isso, o foco da vacinação é imunizar as pessoas que pertencem a esses grupos de risco, já que estão mais vulneráveis”, disse. O dia “D” de mobilização será em 30 de abril.
Santa Catarina receberá 1,759 milhão de doses da vacina. A meta é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Haverá 1.750 postos de vacinação em todo o Estado. Apenas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco terão atendimento gratuito, mas o restante da população pode procurar a vacina em clínicas particulares.
O governo do Estado lançou o site www.gripe.sc.gov.br, com informações sobre prevenção e tratamento da doença. Para a campanha, a secretaria tem apoio da ACM (Associação Catarinense de Medicina), que mobilizou equipes de especialidades de clínica médica, pediatria, saúde da família, pneumologia, infectologia e medicina intensiva.
“Incentivaremos a utilização dos protocolos estaduais, nacionais e mundiais, para que a gente consiga ter o menor impacto possível na população catarinense”, afirmou o presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos.
Estado tem 26 mortes
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, divulgado na última quinta-feira, este ano foram notificados 391 casos de gripe em Santa Catarina. Destes, 111 (28,3%) foram confirmados para Influenza, sendo 108 (97,3%) pelo vírus Influenza A e três (2,7%) pelo Influenza B. Dos casos confirmados para Influenza A, 85 são do tipo H1N1 (76,5%) e 23 (20,7%) ainda aguardam a subtipagem laboratorial (para identificar se o vírus Influenza A é do tipo H1N1 ou H3N2). São 26 mortes confirmadas no Estado. Um novo boletim epidemiológico será divulgado hoje.
Fonte: Notícias do Dia – Geral (20/04/2016).

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 4,9 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

ACM reforça ação do COSEMESC na luta por melhores honorários aos médicos da SES

Dirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter