O Comitê de Doação e Transplante de Órgãos da AMIB esteve reunido para fechar um importante documento que abordará Recomendações para o Diagnóstico e Validação (seleção) do Potencial Doador. Entre os autores temos dois nomes de Santa Catarina, o Dr. Glauco Westphal (SC), presidente do Simpósio; e o Dr. Joel Andrade, coordenados da SC Transplantes.
Esse documento vem somar as “Diretrizes para Manutenção de Múltiplos Órgãos no Potencial Doador”, que foi lançado há três anos pela AMIB. Segundo o Dr. Glauco, “após a publicação do documento, uma clara mudança na forma de se conduzir esses casos em muitos centros. É claro que ainda há um grande caminho a ser trilhado em busca de menores taxas de perdas de potenciais doadores, mas temos exemplos bastante interessantes em diferentes instituições e até mesmo em estados da federação que vêm demonstrando reduções significativas das perdas de doadores por parada cardíaca”.
Em relação ao novo documento, o médico disse “que abordará outro aspecto importante do processo de doação de órgãos, a partir de pacientes em morte encefálica: o diagnóstico e a validação (seleção) do potencial doador, que buscará evitar o problema das contraindicações clínicas à doação, que muitas vezes são mal atribuídas por parte da equipe da terapia intensiva.”
Fonte: Portal da Ilha
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais