O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) apresenta aos médicos e à sociedade de todo o Estado as deliberações do XX Fórum das Entidades Médicas (FEMESC), realizado na cidade de Blumenau, nos dias 25 e 26 de agosto de 2017. O tema central do evento foi “Carreira Médica” e resultou nos seguintes compromissos assumidos pelas representações da categoria:
*Lutar para a aprovação do Projeto de Lei Constitucional – PEC 454/2009, apoiado pelas entidades médicas nacionais, estaduais e municipais, que cria a Carreira de Estado para Médico, possibilitando condições adequadas de trabalho, avanços na valorização dos profissionais da medicina e sua melhor distribuição em todo o país, ampliando o acesso à assistência pela população.
*Seguir na luta pela implantação do Piso Nacional do Médico e pela realização de concurso para serviço público na saúde.
*Retomar as ações em defesa da criação da Frente Parlamentar da Medicina e todas as lutas pelos projetos e reivindicações médicas que dependem de encaminhamento e acompanhamento junto ao Legislativo e ao Executivo.
*Continuar denunciando a forma como foi implantada a Lei nº 12.871/2013, que criou o Programa Mais Médicos, resultando na saída de divisas do país e contratando profissionais sem a habilitação avaliada, criando uma medicina sem qualidade para as classes menos favorecidas.
*Defender a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) para os médicos estrangeiros ou brasileiros que obtiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras reconhecidas no país de origem.
*Acompanhar com atenção, exigir os ajustes necessários e esclarecer dúvidas sobre a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e aplicada pela primeira vez em 2016, com etapas previstas para alunos do 2º, 4º e 6º anos dos cursos de medicina de todo o país.
*Cobrar a fiscalização das escolas médicas, de forma a comprovar a qualidade das condições de formação dos novos profissionais da medicina e estabelecer medidas para a qualificação das faculdades que tiverem acadêmicos reprovados nos exames de avaliação criados pelos órgãos gestores da Educação.
*Estimular os médicos para que planejem a carreira e busquem assessorias especializadas disponibilizadas pelas entidades médicas, garantindo melhores condições remuneratórias não apenas no presente, mas também visando ao futuro e à aposentadoria.
*Orientar cada vez mais os médicos sobre os cuidados a serem tomados nos contratos firmados nos mercados público e privado, evitando riscos à atividade e ao profissional.
*Apoiar as atividades dos grupos de trabalho criados pelo Conselho Regional de Medicina durante o XX FEMESC: Comissão do Médico Jovem e Comissão de Direito Médico.
LUTAS PERMANENTES DO COSEMESC:
– Carreira de Estado para o Médico.
– Implantação do Piso Nacional do Médico.
– Contratos respeitando os direitos trabalhistas.
– Financiamento adequado e gestão responsável na assistência à saúde.
– Fortalecimento das entidades médicas em defesa da categoria e da saúde.
– Qualificação das escolas de formação médica.
– Residência médica de qualidade.
– Revalidação de diploma dos médicos formados no exterior.
As deliberações registradas nesta Carta de Blumenau serão divulgadas à categoria médica de todo o Brasil, aos agentes gestores da saúde e às entidades nacionais: Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Federação Médica Brasileira.
Por voto da sessão plenária, o XXI Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina será realizado na cidade de Imbituba, em 2018.
Blumenau
Agosto de 2017
LEIA O BOLETIM DIGITAL DO COSEMESC EDIÇÃO SETEMBRO/2017
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais