Notícias

69 anos dedicados à Medicina

SEU MÉDICO, SEU PARCEIRO.
ACM - Coluna DC - Julho de 2016 - Foto
O Meio Oeste Catarinense é a “casa” de um dos médicos vivos com maior tempo de exercício da medicina em todo o estado. Francisco Karam formou-se no ano de 1943, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre (atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e chegou a Santa Catarina no ano 1946, inicialmente instalando-se no município de Arroio Trinta, onde foi o primeiro médico a atender a população local. Em 1959, transferiu-se para a vizinha cidade de Videira, atraído pela construção do Hospital Santa Maria, que oferecia a oportunidade de melhores condições de prestar assistência à comunidade. À época, a prática do médico incluía atender todas as necessidades dos pacientes, da pediatria a cirurgia geral, da clínica médica até a geriatria. No hospital, ele pôde ampliar ainda mais os seus conhecimentos e se especializou em Raio X e Ultrassom. Clinicou até 2012, depois de completar 69 anos de medicina.
Hoje, aos 97 anos, Francisco Karam dedica-se a escrever. Seu terceiro livro, “Não coma veneno – agrotóxicos e alimentação saudável”, foi publicado em 2013, teve sua 2ª edição em 2015 e a 3ª neste ano de 2016. Além disso, tem produzido inúmeros artigos, publicados regularmente em diversos jornais no estado. Em 2015, foi escolhido como Personalidade de Santa Catarina, homenageado com a Comenda do Legislativo Catarinense, concedida pela Assembleia Legislativa em reconhecimento ao seu compromisso social em prol do estado.
Aliado dos pacientes, Karam ajudou a salvar incontáveis vidas e nunca mediu esforços para cumprir sua missão. “Para chegar até os pacientes, durante algum tempo meu meio de transporte foi um cavalo. Anos mais tarde, quando começaram a ser abertas estradas, passei a atender de jipe, mas já peguei carona em caminhões de comerciantes e até de barco. Nunca me neguei a ver ninguém ou atender qualquer chamado, porque sabia que precisavam da atenção e do cuidado de um médico”.
Parabéns Dr. Francisco Karam, médico parceiro dos catarinenses!

Faça parte do SINAM SC
Na defesa dos médicos e da população, a Associação Catarinense de Medicina realiza o processo de adesão ao SINAM – Sistema Nacional de Atendimento Médico, em desenvolvimento no estado através de acordo de cooperação técnica junto à Associação Médica do Paraná. Trata-se de um sistema que possibilita o acesso dos pacientes aos médicos por valores balizados na CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), sem intermediários.
*Médico recebe o valor da consulta na hora do procedimento.
*Direta relação entre médico e paciente.
*Valores mais acessíveis para consultas, exames e procedimentos.
*Usuário não paga mensalidade, não tem carência e não tem condicionantes de idade.
*Médicos são associados da ACM, fortalecendo a entidade associativa.
Adesões de Médicos e Informações
Fone: 04832310300
E-mail: sinam@acm.org.br
Site: www.sinam-sc.com.br
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE – GERAL (30 e 31/07/2016).

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM 87 anos: Mensagem do presidente

...

Ler mais

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter