• Home
  • Livros Médicos

Livros Médicos

Livros médicos disponíveis de forma gratuita

Merck Manual
Publicado pela primeira vez em 1899 como um pequeno livro de referência para médicos e farmacêuticos, o Manual evoluiu e tornou-se um dos recursos médicos abrangentes mais amplamente utilizados por profissionais, estudantes de medicina e consumidores. . Clique aqui para acessar.

PubMed Bookshelf
Bookshelf é uma coleção on-line de livros, relatórios e outras literaturas acadêmicas em biologia, medicina e ciências da vida, que faz parte da divisão de livros do National Center for Biotechnology Information (NCBI). Clique aqui para acessar

The National Academies Press
A National Academies Press possui atualmente mais de 8.500 títulos em formato PDF que podem ser baixados gratuitamente sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo saúde e medicina. Clique aqui para acessar.

Institute of Medicine
O Institute of Medicine (IOM) é uma organização independente e sem fins lucrativos que trabalha fora do governo dos EUA para fornecer conselhos imparciais e oficiais aos tomadores de decisão e ao público. O site conta com uma lista completa das publicações da Divisão de Saúde e Medicina (HMD), desde a sua criação em 1970 até o presente, disponível em PDF. Clique aqui para acessar.

WHO Publications
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fornece publicações em uma ampla gama de tópicos pertinentes à saúde global através do Institutional Repository for Information Sharing (IRIS). A biblioteca digital possui materiais publicados e informações técnicas publicadas pela OMS desde 1951. Clique aqui para acessar.

WikiDoc – The Living Textbook of Medicine
O WikiDoc é um site de código aberto que permite que uma comunidade internacional de profissionais de saúde adicione e edite conteúdo médico em um processo denominado co-criação. Como o nome indica, ele funciona da mesma forma que a Wikipedia, com pontos fortes e fracos semelhantes. Clique aqui para acessar.

Free Books for Doctors
O FreeBooks4Doctors foi criado para promover a disponibilidade gratuita de livros médicos na Internet. Seu diretório de links conta com mais de 370 livros médicos gratuitos. Clique aqui para acessar.

Internet Archive
O Internet Archive oferece acesso permanente a pesquisadores, historiadores, acadêmicos, pessoas com deficiência e ao público em geral a coleções históricas existentes em formato digital. Alguns livros médicos interessantes estão disponíveis e é preciso usar o mecanismo de pesquisa para procurar as áreas de interesse. Clique aqui para acessar.

Biblioteca Brasiliana
A Biblioteca Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP), tem digitalizados quase 4 mil livros, manuscritos, periódicos e imagens de acervo histórico, com acesso a documentos antigos, livros dos séculos 18 e 19, além de uma série de mapas e ilustrações históricas. Alguns conteúdos médicos históricos estão disponíveis e é preciso usar o mecanismo de pesquisa para procurar. Clique aqui para acessar.

Acervo de obras raras da USP
O acervo digital Obras Raras, disponibilizado pela USP, também traz livros raros de séculos passados, além de coleções de jornais antigos. O destaque é para os dois veículos de comunicação criados pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP (a Revista de Medicina e o Jornal O Bisturi) que revelam muito da história da Medicina no país. Clique nos links para navegar nas coleções da Revista de Medicina e do Jornal O Bisturi.