fbpx
Notícias

Nota da AMB sobre a “máfia das próteses”

Diante da reportagem sobre a “Máfia das próteses” exibida pelo Fantástico da TV Globo neste primeiro domingo, 04 de janeiro de 2015, a AMB (Associação Médica Brasileira) vem a público reiterar a posição, que deu ao programa, em duas entrevistas, dias 9 e 24 de dezembro.
A entidade repudia totalmente conluio entre médicos, hospitais, empresas (de próteses, órteses, materiais especiais) e advogados. As práticas mostradas na matéria ferem gravemente a ética médica e, em alguns casos, evidenciam crimes.
Não há justificativas para os comportamentos mostrados. Lesam o SUS e operadoras de saúde, além de colocar pacientes em risco por conta de decisões não motivadas somente pela boa prática médica e baseada em fortes evidências científicas.
Condenamos relação comercial entre médicos e indústria que influenciem condutas, assim como levantem suspeitas sobre a atividade médica. A confiança no médico é fundamental para pacientes. Incentivamos segunda opinião, especialmente em casos mais complexos.
Estas denúncias precisam ser rapidamente investigadas, seguindo preceitos legais, e culpados precisam ser exemplarmente punidos, sejam eles médicos, advogados, gestores hospitalares ou representantes de empresas fornecedoras de materiais. A quem compete, tomem providências cabíveis, investigando denúncias e aplicando aos culpados, punições exemplares.
É por meio de fiscalização constante e denúncias como as feitas pelo Fantástico, e de punição ética e criminal, quando for o caso, que se expurgam maus profissionais. É fundamental para o bom exercício da medicina, para a saúde da população e para a valorização dos bons médicos, que exercem o ofício diariamente de forma digna: competente e ética.
A AMB incentiva e luta pelo bom exercício da medicina, sempre focada em fazer o melhor para nossos pacientes, pautando a conduta em evidências científicas. Estamos à disposição e contribuindo neste processo para levar às últimas consequências, a responsabilização de médicos que desonram a classe e não merecem estar no nosso convívio.
Florentino Cardoso
Presidente da Associação Médica Brasileira
Leia mais:
G1-SC: Empresa de SC é citada em denúncia de fraude em cirurgias ortopédicas.
SIMESC: SIMESC posiciona-se sobre suposto “esquema das próteses” exibida no Fantástico.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa de reunião em defesa do sigilo do prontuário médico

Encontro foi promovido pelo CRM-SC, com a presença de conselheiros e do superintendente dos Hospitais do Estado Dr. Marcello Alberton Herdt,...

Ler mais

NOTA ACM: Solidariedade ao Rio Grande do Sul

A ACM – Associação Catarinense de Medicina se solidariza com a população do Rio Grande do Sul pela tragédia das cheias registrada em...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter