Dirigentes das representações médicas estiveram reunidos na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM) na noite desta terça-feira (dia 04 de fevereiro) para debater sobre as principais e atuais pautas na defesa da saúde da população e dos direitos dos médicos de todo o estado. Destaques para a sanção presidencial do programa Médicos pelo Brasil e para a nota técnica do Ministério da Saúde que suspendeu a autorização de enfermeiros colocarem DIU (Dispositivo Intrauterino) em pacientes da atenção básica e nas maternidades do país.
A qualidade da formação dos novos médicos também foi assunto na reunião, especialmente com as dificuldades geradas pela ampliação indiscriminada no número de vagas em alguns cursos, como é o caso da Unisul Pedra Branca. Ainda foram discutidos os cuidados na divulgação do trabalho médico, diante da grande publicidade de procedimentos e profissionais nas redes sociais, às vezes sem o cumprimento das resoluções dos Conselhos Federal e Regional de Medicina. Nesse sentido, será iniciada uma ação do Cosemesc, como forma de esclarecer os médicos e a sociedade.
Pela ACM, participaram da reunião do Cosemesc o presidente, Ademar José de Oliveira Paes Junior, o diretor de Defesa Profissional, Wuilker Knoner Campos, o diretor Científico, João Ghizzo Filho, e o conselheiro da entidade junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), Juliano Pereima. O Sindicato dos Médicos (Simesc), que atualmente coordena o Conselho Superior das Entidades Médicas, esteve representado pelo seu presidente, Cyro Soncini, e a diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini. Também estavam no encontro o vice-presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado, e o presidente da Academia de Medicin (Acamesc), Jorge Abi Saab Neto.
Evento foi promovido pelo LIDE Santa Catarina, que tem a ACM como Embaixadora da Vertical Saúde e Bem-Estar Dra. Giovana Gomes Ribeiro na...
Ler maisA integração do grupo representa um importante avanço para fortalecer a saúde por meio de soluções inovadoras Membros do movimento...
Ler mais