fbpx
Notícias

A ACM é Azul

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) integra mais uma vez a importante campanha do Novembro Azul, na defesa da saúde dos homens de todo o estado. A ação tem a meta maior de conscientizar a população sobre os cuidados para a prevenção do câncer de próstata, o que inclui a consulta médica e a atenção para os sintomas. Além disso, a iniciativa visa à garantia do acesso ao tratamento adequado e de qualidade, com toda a assistência necessária aos catarinenses.

O câncer de próstata permanece como a neoplasia mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Essa projeção corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Mesmo com tantos avanços no tratamento, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora já se perceba uma redução deste quadro, em função do aumento das campanhas de conscientização. Por isso, urologistas se unem no Novembro Azul e além dos cuidados preventivos, defendem a abordagem individualizada de cada paciente. Os especialistas destacam também que a identificação de pacientes com risco de desenvolver a doença de forma mais agressiva, por meio de parâmetros clínicos ou laboratoriais, pode ajudar a salvar inúmeras vidas.

Prevenção e Cuidado
O movimento “Novembro Azul” surgiu em 2003 no sul da Austrália, com um grupo de jovens que tinha como objetivo arrecadar fundos e promover campanhas de prevenção à saúde do homem. A iniciativa abrange a saúde masculina global, com ênfase para os pilares de orientações sobre câncer de próstata, câncer de testículo e também a saúde mental. Com o passar dos anos, a campanha atraiu cada vez mais participantes e se espalhou para mais de 20 países.

O movimento chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Hoje, o Novembro Azul no país é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, que podem ser indicativas da neoplasia). Além disso, muitas cidades iluminam seus monumentos e prédios públicos na cor azul, para levar a mensagem de prevenção e cuidados a um número cada vez maior de homens.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Summit Saúde 2024 faz pré-debate especial com head do Grupo Sabin

Enquanto o Summit Saúde 2024 não chega, você é convidado a participar de debates especiais que vão esquentar a programação e abrir...

Ler mais

ACM participa de reunião em defesa do sigilo do prontuário médico

Encontro foi promovido pelo CRM-SC, com a presença de conselheiros e do superintendente dos Hospitais do Estado Dr. Marcello Alberton Herdt,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter