• Home
  • Notícias
  • ACM lança livro contando história de 77 anos na defesa da saúde e dos médicos
Notícias

ACM lança livro contando história de 77 anos na defesa da saúde e dos médicos

“Um consultório médico. Este foi o local escolhido para a reunião de criação da mais antiga entidade estadual dos médicos de Santa Catarina. Foi no cair de uma noite chuvosa, em 28 de abril do ano de 1937, que um grupo de visionários deu o primeiro passo para a fundação da, hoje, ACM – Associação Catarinense de Medicina”.
DSC_0074
O primeiro parágrafo do livro ACM – 77 Anos já deixa clara a importância da história que as suas mais de 200 páginas narram, fazendo um verdadeiro resgate da trajetória de sucesso e de realizações da entidade que se transformou na grande porta-voz dos médicos em Santa Catarina e em aliada maior da população na defesa da saúde. O lançamento da obra ocorreu na noite de 11 de dezembro, com a presença de ex-presidentes, convidados especiais, integrantes da atual Diretoria, presidida por Rafael Klee de Vasconcellos (2014-2017), e da Diretoria de Aguinel José Bastian Junior (Gestão 2011-2014), responsável pela edição do livro, que teve como consultor especial o ex-presidente Murillo Ronald Capella.
DSC_0069
O livro conta os primeiros passos da entidade, os desafios iniciais e as conquistas com o passar do tempo. Faz uma retrospectiva através das sedes da Associação e das Diretorias que tiveram a missão de conduzir suas atividades. A jornalista responsável pelo trabalho, Lena Obst, entrevistou os ex-presidentes para escrever a trajetória, as realizações e as principais lutas de cada época. Também integram a edição um breve histórico das Regionais Médicas ligadas à entidade e mensagens escritas pelas principais autoridades estaduais e instituições parceiras da ACM, parabenizando os médicos catarinenses pelo aniversário de 77 anos da sua representação associativa.
DSC_0011
A ACM é a instituição que engloba as Sociedades de Especialidades Médicas e congrega médicos de todos os municípios de Santa Catarina. Passadas mais de sete décadas, a Associação reúne as faces centrais dos movimentos médicos no país: a representação política, a defesa profissional, o aprimoramento científico e a integração da categoria através de ações sócio-culturais-esportivas. Além disso, comprometida com a comunidade à sua volta, desenvolve a responsabilidade social, atuando como aliada da população.
DSC_0082
Para a edição, a ACM contou com a importante parceria da Unicred, a Unimed Grande Florianópolis, a RG Contadores, o Laboratório Médico Santa Luzia e o Hotel Maria do Mar.
DSC_0067

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter