Notícias

Colapso anunciado na Saúde

A ACM – Associação Catarinense de Medicina tem pontuado, desde 2018, a possibilidade real de um colapso na área de Saúde, sob a ameaça de subfinanciamento para o setor, que precisa da ajuda e da sensibilização dos governantes para ser prioridade na gestão do Estado

A notícia divulgada nos últimos dias, sobre a possibilidade de paralisação dos centros cirúrgicos e das UTIs dos hospitais da rede pública catarinense, devido à dívida de R$ 334 milhões com fornecedores, faz-nos crer que pode haver um colapso no setor. Paralelamente à busca de alternativas, a gravidade da situação exige uma inadiável reflexão.

O fato do STF (Supremo Tribunal Federal) ter julgado inconstitucional a emenda à Constituição Estadual, proposta e aprovada pela Assembleia Legislativa, que aumentava gradativamente o percentual de investimento (1% ao ano a partir de 2017) até 15% neste ano, não é uma mágica capaz de fazer sumir a necessidade real de mais investimentos. Além disso, diminuir de 15% para 12% o orçamento da área é temerário, colocando em risco a vida de milhões de pessoas que necessitam da assistência do SUS, tendo em vista que, ao se concretizar a redução do percentual, a Saúde perderá em torno de R$ 600 milhões neste ano.

Diante do exposto, fica a dúvida: quais os serviços serão diminuídos ou deixados de ser executados com essa redução?

É essencial lembrar que a arrecadação do Estado cresceu 9% em 2017, 13,3% em 2018 e em fevereiro deste ano já cresceu 18,04%, em relação ao ano anterior.

Cabe ressaltar que a decisão do STF de que há vício de origem na aprovação da emenda – a iniciativa deveria ter sido do Executivo e não do Legislativo – não proíbe e não impede que o governador cumpra a Lei Orçamentária Anual, investindo 15% em 2019. Esse entendimento é fundamental diante da necessidade concreta. Aliás, é uma obrigação para com a população, que em todas as pesquisas recentes aponta que o principal problema a ser enfrentado pelos governantes é a Saúde.

Destaca-se, ainda, que nada impede o Governo do Estado sanar esse vício de origem, encaminhando ele próprio a proposta de aumento do percentual para o setor, demonstrando, de fato, que se importa com a Saúde dos catarinenses.

Antes de mais nada, o percentual de investimento revela o nível de compromisso que o gestor tem com Saúde da população. É dele o papel de apresentar soluções para atender a sociedade.

Com esse importante posicionamento, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) reafirma seu propósito de defender a saúde, atitude que acompanha a trajetória de seus 82 anos de história. Nesse sentido, pede respostas aos gestores, ao mesmo tempo em que se coloca aberta ao diálogo, para somar esforços na busca de soluções.

É hora de ter coragem e demonstrar quais são 
as verdadeiras prioridades de Santa Catarina.

Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente ACM

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter