Dieta para prevenção do Alzheimer pode reduzir em 53% risco da do...

  • Dieta para prevenção do Alzheimer pode reduzir em 53% risco da doença

    Publicado dia 10 de setembro de 2015 - 16:09

    Médicos nutrólogos discutem assunto no Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo.

    Como prevenir o Alzheimer ainda é um mistério, mas pesquisadores e médicos nutrólogos afirmam que os hábitos cotidianos, principalmente os alimentares, influenciam diretamente no surgimento da doença. A dieta MIND, programa alimentar que une a dieta mediterrânea com a dieta DASH, apresentou bons resultados em pesquisas científicas que investigam a incidência do Alzheimer e formas de retardar ou evitar seu aparecimento. O tema será abordado no XIX Congresso Brasileiro de Nutrologia, organizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo. O evento receberá, entre os dias 23 e 25 de setembro, mais de 3.500 autoridades médicas em alimentação e saúde.

    Segundo o médico nutrólogo e diretor da ABRAN, Dr. Nelson Iucif Jr., a dieta MIND é mais fácil de ser seguida, pois é bem aceita pelos pacientes. “Pela prática clínica observamos que a aceitação é muito boa, uma vez que os alimentos são bem variados”. Os pesquisadores também explicam que o risco para Alzheimer é reduzido em 53% em comparação com as pessoas que fizeram outras dietas – e mesmo as pessoas que não seguiram a dieta à risca tiveram o risco diminuído em 35%.

    “É importante lembrar que não existe milagre e não é apenas um único alimento que fará a diferença. A dieta MIND é a junção de nutrientes e a exclusão de outros. Nós, como médicos, indicamos um conjunto de alimentos que combinados trarão benefícios para as pessoas”, conclui o Dr. Iucif.

    Sobre o Congresso Brasileiro de Nutrologia
    É organizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e é um dos maiores eventos no Brasil que reúne médicos, especialistas e estudantes da saúde, para debater temas ligados à obesidade, gestação, nutrologia esportiva, pediatria, transtornos alimentares, entre outros. Reunirá cerca de três mil pessoas, em São Paulo, entre renomados pesquisadores nacionais e internacionais, especialistas nas diversas áreas da Nutrologia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.abran.org.br/essencea/admeventos/admcj/congresso/.

    Agenda
    XIX Congresso Brasileiro de Nutrologia
    Data: 23, 24 e 25 de setembro
    Local: Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150, Jardins – SP

Parceiros
Conversa com ACM