• Home
  • Notícias
  • Diretor de Comunicação da ACM toma posse na Academia de Letras dos Militares SC
Notícias

Diretor de Comunicação da ACM toma posse na Academia de Letras dos Militares SC

Cancerologista Ernani Lange de S. Thiago atua com dedicação ímpar na medicina catarinense há 52 anos.

O médico cancerologista e radioterapeuta Ernani Lange de S. Thiago, diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Medicina (ACM), foi empossado como membro da Academia de Letras dos Militares de Santa Catarina. A posse ocorreu na noite desta terça-feira (20/10) junto à Sessão Solene Virtual de 8º Aniversário entidade, quando ocorreram também entrega de comendas a personalidades do estado.

O novo acadêmico nasceu em 1943 e formou-se em medicina no ano de 1968, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde dois anos depois ingressou como professor de Biofísica, posteriormente ministrando aulas nas disciplinas também de Cancerologia e Radioterapia. Na mesma universidade ainda foi coordenador do curso de Medicina, criador da disciplina de História da Medicina, coordenador do internato médico em Clínica Médica e criador da Liga Acadêmica de Oncologia. Obteve título das especialidades de Cirurgia Geral, Radioterapia, Cancerologia, Mastologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço. Além disso, durante 30 anos participou de atividades na Residência Médica de Ginecologia, na Maternidade Carmela Dutra, assim como reuniões clínicas multidisciplinares em Urologia, no Hospital Governador Celso Ramos. Na Polícia Militar de Santa Catarina, em 1970 passou a atuar como Major Médico. Foi presidente da Junta Médica e, como como Tenente Coronel, foi diretor do Hospital Lara Ribas. Em 1978, fundou a Clínica Oncológica São Sebastião, na Casa de Saúde São Sebastião, em Florianópolis, atualmente com filiais no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, e no Hospital de Caridade, na capital. É membro da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC) e diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Pela nova honraria conquistada, recebe o reconhecimento dos colegas médicos de toda Santa Catarina, assim como a homenagem especial da Diretoria da ACM.

A Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina foi fundada em 1º de outubro de 2012, com o objetivo de fomentar, estimular e prover de maneira sistemática e continuada a cultura em todos os níveis no âmbito das duas Corporações que lhe dão respaldo: a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Seus integrantes são militares estaduais da ativa e da reserva das duas instituições. A área técnica, o resgate da rica história das duas Corporações (a Polícia Militar desde 1835 e o Corpo de Bombeiros desde 1926), como também a Literatura na sua forma ampla de conto, crônica, poesia, ensaio e biografia, são seus objetivos culturais permanentes, como também parceria constante e fraterna com as instituições da cultura catarinense.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM 87 anos: Mensagem do presidente

...

Ler mais

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter