• Home
  • Notícias
  • Entidades Médicas unem-se aos deputados da categoria nas lutas pela saúde catarinense
Notícias

Entidades Médicas unem-se aos deputados da categoria nas lutas pela saúde catarinense

Parlamentares afirmam ter gabinetes abertos para apoiar as ações em defesa da medicina
O Cosemesc (Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina) reuniu os médicos eleitos deputados estaduais para uma reunião na noite desta quarta-feira (18 de março), nas sedes do Cremesc (Conselho Regional de Medicina) e da ACM (Associação Catarinense de Medicina). Atualmente o legislativo catarinense tem uma das maiores bancadas médicas dos últimos anos, com a representação dos deputados Vicente Caropreso, Serafim Venzon, Dalmo Claro de Oliveira, Fernando Coruja e Antonio Aguiar. O coordenador do Cosemesc e presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcelos recebeu os parlamentares e apresentou as principais preocupações da categoria frente aos desafios da saúde no estado. Entre as reivindicações destacam-se o apoio na busca pelo reajuste na remuneração com base no Piso Nacional FENAM (Federação Nacional dos Médicos), implantada de maneira progressiva, já a partir de 2015, conforme compromisso da gestão anterior do Governo Raimundo Colombo, e o cumprimento de acordo firmado em 2012, referente aos valores de pagamento dos médicos que atendem no plano SC Saúde, que não está sendo cumprido pelo Governo do Estado.
“O histórico número de profissionais da medicina com mandato legislativo (5 entre os 40 deputados estaduais) é uma importante conquista e deverá ser de grande valor para as negociações da categoria em suas reivindicações junto aos gestores públicos da saúde em Santa Catarina”, avaliou o presidente da ACM. Como resposta ao chamamento feito pela classe, os deputados afirmaram que têm seus gabinetes abertos para as entidades médicas, para o apoio nas ações que visem à melhoria da saúde e a defesa da medicina praticada no estado. Nesse sentido, deverá ser desenvolvida uma agenda legislativa propositiva unindo as representações da classe e os legisladores.
Entre as iniciativas anunciadas pelos deputados durante o encontro destaca-se a redação de emenda constitucional assinada pelos cinco médicos na Assembleia Legislativa, propondo a ampliação de 12 para 15% no percentual mínimo do orçamento a ser destinado à Saúde pelos Estados. Além disso, a meta dos parlamentares médicos é voltar a pressionar o governo federal para a aplicação de 10% do orçamento da União na assistência médico-hospitalar dos brasileiros, o que deverá acontecer através da retomada da campanha “Saúde + 10”.
Outras solicitações foram apresentadas durante a reunião, que representou um importante passo na união de forças pela medicina catarinense. Participaram do encontro os presidentes e diretores das entidades que integram o Cosemesc (ACM, CREMESC, SIMESC e ACAMESC) e os dirigentes das Cooperativas Unimed e Unicred. Entre os deputados médicos, apenas Antonio Aguiar não pôde comparecer.
Foto1
União de médicos dirigentes das representações da categoria e deputados estaduais: Serafim Venzon, Rafael Klee de Vasconcellos (presidente ACM), Tanaro Pereira Bez (presidente CREMESC), Dalmo Claro de Oliveira, Fernando Coruja, Rodrigo d’Eça Neves (presidente ACAMESC), Cyro Soncini (presidente SIMESC) e Vicente Caropreso.
Foto2
Reunião aconteceu no plenário do Conselho Regional de Medicina, na sua sede recém inaugurada, com a participação dos diretores das entidades médicas e das cooperativas Unimed e Unicred.
Foto3
Durante o encontro foram apresentadas as preocupações maiores na defesa da saúde dos catarinenses e das condições adequadas de trabalho dos profissionais da medicina no Estado.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter