Entre os dias 21 e 24 de agosto, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) realiza o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBAEM), em Florianópolis, Santa Catarina. O evento abordará as principais novidades e diretrizes da especialidade, com destaque para a divulgação do Guia de Disruptores Endócrinos (substâncias que atrapalham o funcionamento dos hormônios no organismo), feito pela Endocrine Society, dos Estados Unidos, juntamente com a Organização Não Governamental IPEN (www.ipen.org). O documento, traduzido pela SBEM, será lançado no Brasil durante a conferência de uma das autoras do guia, a norte-americana, Michele Andrea La Merril, “Global health impacts of exposure to endocrine-disrupting chemicals” (Impactos globais na saúde causados pela exposição à substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino). O tema também será debatido por outros especialistas da SBEM que avaliam os impactos na tireoide e no sistema reprodutivo, por exemplo.
“O tema desreguladores endócrinos é, hoje, um dos mais importantes para a saúde pública no Brasil e no mundo. A discussão deve envolver médicos, pacientes e, principalmente, governos. Com a integração de todos, podemos contribuir com medidas mais efetivas. Por isso, nosso congresso está trazendo uma conferencista norte-americana e vamos debater e divulgar este guia para a sociedade”, ressaltou Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM.
Já no primeiro dia do evento, haverá uma mesa especial para discutir as atualidades e particularidades do câncer de tireoide, doença que tem aumentado muito na população entre 20 e 49 anos. Outros simpósios abordarão temas como vigorexia (obsessão pelo “corpo perfeito”); testosterona e disfunção sexual nas mulheres; novas drogas usadas como moderadores de apetite no combate à obesidade; o uso de anabolizantes e termogênicos. “Vamos falar sobre os novos e mais modernos tratamentos, com menores efeitos colaterais em pacientes com sobrepeso e obesidade. Também vamos abordar a chegada de novos medicamentos no país, como a Lorcaserina e a Liragluitda”, destaca Alexandre Hohl, presidente do congresso e ex-presidente da SBEM.
O CBAEM contará com a participação de palestrantes de diversas regiões do Brasil e outros internacionais, dos Estados Unidos e Portugal. São mais de 3.000 especialistas inscritos participando de simpósios e palestras sobre os principais temas de Endocrinologia e Metabologia, como o Diabetes, a suplementação alimentar e esporte, obesidade, osteoporose, disfunção sexual masculina e feminina, metabolismo ósseo, andrologia. “Vamos discutir os temas que estão em destaque na mídia e todos poderão desfrutar e dividir novos conhecimentos para a prática clínica da endocrinologia”, finaliza Rodrigo Moreira.
Serviço
Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBEM)
Data: de 21 a 24 de agosto de 2019
Local: Centro de Convenções CentroSul – Avenida Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis – SC
Realização: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
Site: http://cbaem2019.com.br/
O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...
Ler maisDirigentes das entidades da classe querem saber porque os médicos tiveram reajuste menor que os outros profissionais do setor A reunião na sede...
Ler mais