Notícias

Lado a lado com o paciente

Compromisso, compaixão, respeito, confiança e empatia. Cinco palavras que traduzem a medicina praticada pelo oftalmologista Henrique Packter, que completa 80 anos em 2016 e ainda se divide entre as atividades no Hospital de Caridade São Roque, no Morro da Fumaça, na Clínica São José, em Araranguá, e na Clínica Santa Helena, em Florianópolis. Foi responsável pelo primeiro transplante de córnea em Santa Catarina, no Hospital São José, em 1972, e fundador do Banco de Olhos de Criciúma, em 1981, sendo seu diretor-médico por décadas. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, conselheiro do Conselho Regional de Medicina e diretor Clínico do Hospital São José, entre inúmeros outros cargos exercidos numa trajetória de dedicação ímpar ao ser humano.
Foto-29.02.16
Com 57 anos de medicina, ele acredita que a parceria entre o médico e o paciente é um verdadeiro casamento. “É preciso andar lado a lado, ambos olhando para a frente, mirando o mesmo objetivo”. Entre os desafios, o oftalmologista ressalta a necessidade atual dos médicos trabalharem em vários locais para poder fazer frente às suas necessidades. Sem ignorar a importância da tecnologia, ele considera essencial alguns resgates. “Antes era possível segurar as mãos do paciente nas minhas mãos, eu o ouvia calmamente e nos tornávamos amigos. Falava sem as limitações que o tempo de trabalho de hoje impõem”. Deixando uma reflexão aos novos colegas de profissão ele relembra: “Era muito bom quando o paciente confiava em mim como um menino confia em outro menino”.
Parabéns Dr. Henrique Packter, médico parceiro dos catarinenses!
SINAM
Nasce uma nova opção de assistência à saúde para os catarinenses
Na defesa dos médicos e da população, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) assinou Termo de Cooperação Técnica com a Associação Médica do Paraná (AMP) para a implantação do SINAM – Sistema Nacional de Atendimento Médico em Santa Catarina, já a partir de 2016. O Sinam aproxima médico e sociedade, possibilita o real exercício liberal da medicina e preenche a lacuna deixada para aqueles que não querem depender do SUS e não desejam ou não podem pagar um plano de saúde. O sistema proporciona a comodidade da escolha do médico pelo paciente, que recebe atendimento particular em consultas, na prática de exames e procedimentos, sempre com valor diferenciado e acessível.
Os próximos passos para a instalação do Sinam já estão em elaboração pela ACM, como o referenciamento dos médicos e a concretização das ferramentas de gerenciamento do processo. Fique atento para as informações que serão repassadas a cada nova etapa da implantação.
Fonte: Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina,(27 e 28/02/2016).

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM 87 anos: Mensagem do presidente

...

Ler mais

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter