Cerca de 400 médicos e estudantes de medicina participaram nesta quarta-feira (3), em Florianópolis, de uma manifestação contra a importação de médicos formados fora do Brasil, sem a revalidação do diploma, para atuar nos municípios do interior. O ato faz parte de uma mobilização nacional da categoria. O protesto começou por volta das 10h na Esquina Democrática, no Centro da capital catarinense.
“A solução desse problema que está sendo oportunisticamente tratado com a importação de médicos de Cuba, ainda mais mais sem revalidação de diploma, é, para nós, uma agressão à população, um risco enorme para as pessoas. No nosso entender, o que resolve esse problema é justamente um programa de carreira de estado para médicos”, afirmou o médico Aguinel Bastian Júnior.
Durante a manifestação, profissionais e estudantes aproveitaram para recolher assinaturas para enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de iniciativa popular para garantir mais recursos à saúde pública. A iniciativa teve o apoio da população. “A nossa saúde está um caos. Eu sou a favor”, disse o cabeleireiro Júlio César Rosa.
Acesse aqui e confira a reportagem na íntegra
Fonte: G1/SC
A nossa ACM – Associação Catarinense de Medicina está completando 88 anos nesta segunda-feira (dia 28 de abril). Certamente é mais uma...
Ler maisO Mapa de Risco da Saúde das Crianças e Adolescentes de Santa Catarina é um trabalho pioneiro em todo o Brasil Encontro em defesa das...
Ler mais