• Home
  • Notícias
  • Número de infartos entre mulheres aumentou de 10% a 48% nos últimos 50 anos
Notícias

Número de infartos entre mulheres aumentou de 10% a 48% nos últimos 50 anos

Elas conquistaram o mercado de trabalho mas não abriram mão de manter a casa em ordem, dar atenção à família e… ufa, ainda cuidar da beleza. Apesar dos benefícios da emancipação feminina, um preço se estampa em índices de saúde: nos últimos 50 anos, houve um aumento significativo no número de infartos entre as mulheres, mostram dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Enquanto há meio século elas representavam apenas 10% das ocorrências, hoje estão quase empatadas com os homens — são 48%.
Conforme o cardiologista Antonio Carlos Carvalho, diretor do Comitê de Emergências Cardiovasculares da SBC, o aumento no número de infartadas se dá principalmente porque as mulheres passaram a desenvolver fatores de risco para doenças cardiovasculares semelhantes aos dos homens, como obesidade, sedentarismo e pressão alta. Mas elas não dão a mesma atenção aos cuidados que devem ter com o coração.
— Culturalmente, elas se preocupam mais com outras doenças, como câncer de mama ou de ovário, e por isso não se informam sobre os problemas cardiovasculares. Elas levam os maridos ao consultório, mas não avaliam os próprios riscos.
Leia a matéria completa, clique AQUI
Fonte: Jornal de SC

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter