• Home
  • Notícias
  • Santa Catarina terá 1,759 milhão de doses da vacina
Notícias

Santa Catarina terá 1,759 milhão de doses da vacina

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina está pronta para o início da campanha de vacinação contra a gripe – em especial a Influenza A, causadora da gripe H1N1 –, que começa na próxima segunda-feira em todo o Estado. Em entrevista coletiva ontem, o secretário Murillo Capella afirmou que o governo antecipou o início da campanha, que estava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio, devido aos recentes casos de mortes relacionados à doença em Santa Catarina.
Segundo Capella, 87% das mortes em decorrência da Influenza A atingiram os chamados grupos de risco – crianças de seis meses a cinco anos, pessoas acima de 60 anos, aquelas que têm problema no aparelho circulatório e respiratório, insuficiência renal e cardíaca, portadores de algum tipo de câncer, mulheres que tiveram filho recentemente ou que estão grávidas, população privada de liberdade e profissionais ligados à área da saúde. “A doença atinge muito mais essas pessoas. Por isso, o foco da vacinação é imunizar as pessoas que pertencem a esses grupos de risco, já que estão mais vulneráveis”, disse. O dia “D” de mobilização será em 30 de abril.
Santa Catarina receberá 1,759 milhão de doses da vacina. A meta é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Haverá 1.750 postos de vacinação em todo o Estado. Apenas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco terão atendimento gratuito, mas o restante da população pode procurar a vacina em clínicas particulares.
O governo do Estado lançou o site www.gripe.sc.gov.br, com informações sobre prevenção e tratamento da doença. Para a campanha, a secretaria tem apoio da ACM (Associação Catarinense de Medicina), que mobilizou equipes de especialidades de clínica médica, pediatria, saúde da família, pneumologia, infectologia e medicina intensiva.
“Incentivaremos a utilização dos protocolos estaduais, nacionais e mundiais, para que a gente consiga ter o menor impacto possível na população catarinense”, afirmou o presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos.
Estado tem 26 mortes
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, divulgado na última quinta-feira, este ano foram notificados 391 casos de gripe em Santa Catarina. Destes, 111 (28,3%) foram confirmados para Influenza, sendo 108 (97,3%) pelo vírus Influenza A e três (2,7%) pelo Influenza B. Dos casos confirmados para Influenza A, 85 são do tipo H1N1 (76,5%) e 23 (20,7%) ainda aguardam a subtipagem laboratorial (para identificar se o vírus Influenza A é do tipo H1N1 ou H3N2). São 26 mortes confirmadas no Estado. Um novo boletim epidemiológico será divulgado hoje.
Fonte: Notícias do Dia – Geral (20/04/2016).

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter