Notícias

Hoje é Dia do Médico!

Da primeira hora da manhã ao último minuto da sua jornada, o médico pensa e trabalha pelo próximo. Hoje, Dia do Médico, pedimos um pedacinho do seu tempo para lembrar dele, ponderar sobre seu significado e sua medida na promoção da saúde.
A Associação Catarinense de Medicina, em sua indelegável missão de defender a medicina e a sociedade traz hoje uma carinhosa e reverencial homenagem aos médicos que cuidam. Cuidam da pessoa doente, zelam pela prevenção das doenças, cuidam do sigilo de seus pacientes e lutam por seu acesso aos recursos. Os médicos cuidadores trabalham numa complicada interface, que mescla a complexa ciência dos exames, tecnologias e drogas com a sólida e incontornável realidade das carências e das dores. Para cuidar de seus doentes precisam dos livros e dos ouvidos, do estetoscópio e da mão amiga, da intervenção e do afago.
ACM - Coluna DC - Outubro de 2014 - Foto
Essa intrigante interface mistura ciência com emoção, diagnóstico com empatia, materialismo com as crenças do seu paciente. O médico, em sua arte, precisa ser duro o suficiente para enfrentar o sofrimento alheio e continuar pensando, precisa ser técnico ao extremo para amalgamar a ciência com os recursos e precisa ser simples e carinhoso para atender ao maior anseio do paciente: ser cuidado.
Ao contrário dos que acreditam que, para criar mais médicos, basta criar mais escolas de medicina, quem cuida de pacientes sabe que para ser médico é preciso mais do que estudar muito. É preciso amar o próximo e tolerar as diferenças. É preciso entender os limites dos outros enquanto transcende suas próprias fronteiras. É preciso dar um pouco de sua própria saúde e conforto.
Parabéns aos verdadeiros e vocacionados representantes dessa medicina que, em sua arte, sabem misturar a técnica com o respeitoso carinho.
O mais alto referencial da medicina estará sempre no comportamento e no pensamento dos médicos cuidadores. Não é possível fabricá-los como desejariam alguns, mas é possível inspirar neles os jovens médicos trazidos ao mundo da medicina por outras convicções.

Aguinel José Bastian Junior
Presidente ACM – Gestão 2011-2014

VOCÊ PRECISA SABER
Vote pela saúde de qualidade!

No dia 26 de outubro, na eleição para a Presidência da República, exerça seu direito democrático ao voto com consciência. Vote por uma saúde de qualidade e em defesa da medicina brasileira, em oposição aos grandes prejuízos causados pelas atitudes eleitoreiras dos últimos anos. Valorize seu voto analisando com cuidado as propostas dos candidatos, para que possam ser cobradas no futuro.
Chega de desrespeito à população e à saúde pública brasileira.
Diga NÃO para a política que mascara a realidade do caos da saúde pública e faz do médico o bode expiatório dos problemas de má gestão dos recursos.
As entidades médicas não abrem mão do direito de exercer a missão de lutar pela saúde digna da população e a defesa da medicina.
Esta Coluna é uma homenagem da Associação Catarinense de Medicina aos médicos que se destacam na defesa da saúde de qualidade dos catarinenses, na luta pelo mais importante direito da cidadania plena e por condições dignas de trabalho daqueles que diariamente protegem a vida.
Fonte: Mídia impressa – Diário Catarinense, Jornal A Notícia e Jornal de Santa Catarina (18/10/2014).

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repudia Decreto Federal que impõe mudanças preocupantes no CNRM

A luta pela formação de qualidade dos médicos é missão da ACM na defesa de uma saúde de qualidade à população. A ACM –...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o dermatologista Roberto Moreira Amorim

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do dermatologista ROBERTO MOREIRA AMORIM, aos 84 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter